O Sol em Cidade Rodrigo (Espanha) e Plutão em Vilar Formoso, a mais de 30km de distância. Este é o percurso que será necessário fazer para visitar e ficar a conhecer o mais recente Sistema Escolar à escala, recentemente inaugurado.

A associação Astróbriga lançou o projeto de construir um sistema solar em escala na região de Cidade Rodrigo, sendo a primeira maquete localizada em Portugal e Espanha e uma das mais completas no panorama internacional.

À imagem e semelhança do nosso sistema planetário, neste projeto todos os elementos são reproduzidos à escala. O Sol, com quase 5 metros de diâmetro, é desenhado por cerca de 2.000 peças de latão em forma de mão. Por sua vez, os planetas e as suas luas, reproduzidos minuciosamente com recurso a tecnologia e impressão 3D, flutuam sobre monólitos de aço e vidro blindado, com um sistema de iluminação interna alimentado por painéis solares, que permitirá a visita também nas horas noturnas.

Este projeto ligado à divulgação científica da astronomia, bem como à criação de recursos para o astroturismo, vai dar a oportunidade, a todos os interessados, incluindo escolas, de ficarem a conhecer um pouco melhor o nosso Sistema Solar, através de um percurso pela maquete e pelo património da cidade e região, incluindo palestras sobre a atualidade da astronomia e outros temas, como a Missão espacial Solar Orbiter.

Os planetas estarão localizados em locais emblemáticos da região. Neptuno, por exemplo, estará em Siega Verde, declarado Património Mundial da UNESCO em 2010, e Plutão poderá ser visto em Portugal, em Vilar Formoso. Os visitantes são convidados a utilizar o smartphone para ver cada elemento deste sistema em realidade aumentada, com informações sobre o mesmo em várias línguas, e com animações que irão complementar a experiência.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.