Foto: VisitDenmark
O autor dinamarquês Hans Christian Andersen está entre os autores mais famosos e lidos da história mundial, admirado em todos os lugares pelos seus contos de fadas fantásticos.
A partir do verão de 2021, as suas histórias servirão de base para um novo tipo de museu, que não apenas falará sobre Andersen, mas como Andersen.
“Temos que mergulhar nos contos de fadas em primeiro lugar, porque eles são o que todos conhecemos. A ideia não é recontar as histórias, mas sim comunicar a sua familiaridade e inspirar mais leituras de Andersen”, diz Torben Grøngaard Jeppesen, chefe dos Museus da Cidade de Odense.
A ideia de criar "A Casa de Andersen" é e a de partilhar uma experiência artística completa em que arquitetura, som, luz e imagens convidam constantemente a novos encontros entre cada visitante e os contos de fadas de Andersen.
No novo museu mantém-se a ambiguidade ao usar as próprias estratégias artísticas de Andersen como ponto de partida para a forma como o jardim, a casa e a exposição foram moldados, bem como para as muitas contribuições artísticas que também farão parte do museu.
O novo museu foi idealizado pelo conceituado arquiteto japonês Kengo Kuma, que também está por trás do novo estádio Olímpico de Tóquio. Como parte do processo de design, Kuma encontrou inspiração no conto de fadas de Andersen "The Tinderbox", no qual uma árvore revela um mundo subterrâneo cheio de novas perspetivas.
O local abrange uma área de 5.600 metros quadrados e oferece uma casa para crianças e um museu subterrâneo, que se entrelaça com um jardim mágico circundante.
O novo museu será um dos maiores e mais ambiciosos da Dinamarca e está localizado em Odense, local de nascimento do autor. Odense é a principal cidade da ilha de Funen, que oferece muitos outros pontos turísticos e locais de contos de fadas com ligações exclusivas a Andersen.
Comentários