Medora Clai Reading, uma mulher de 68 anos, da Flórida, nos EUA, processou a  Southwest Airlines e pede cerca de 8,8 milhões de euros. A mulher afirma que foi expulsa de um voo de Washington DC para Palm Beach, Flórida, depois de uma comissária de bordo ter exigido que ela mantivesse a máscara, apesar de Medora ter a necessidade de beber água constantemente, devido a “um problema cardíaco, hipoglicemia grave, claustrofobia e estar sujeita a desmaios (particularmente quando a sua respiração é difícil e/ou ela é colocada em situações que lhe causem de ansiedade)”, afirma o processo.

Quando Medora baixou a máscara para beber água, a comissária de bordo repreendeu-a. "'Não, você pode beber um gole de água, então deve colocar a sua máscara de volta, então pode tomar outro gole de água e colocar a sua máscara de volta'”, terá afirmado a comissária de bordo. Medora afirma que, quando ela voltou a beber água novamente , a comissária a repreendeu e gritou: “Você estava a falar!”

Na queixa apresentada, Medora contou que se ofereceu para mostrar à comissária de bordo o seu cartão de isenção médica, porém terão respondido que "não queriam saber". Depois foi ordenada a abandonar o avião, enquanto "um piloto sem máscara ria, enquanto ela saía em lágrimas".

Medora contou ainda que um agende da polícia a ajudou a sentar-se e lhe ofereceu água, enquanto comentava que incidentes semelhantes estavam a "ocorrer com muita frequência" e "geralmente com a Southwest Airlines".

Agora, a mulher pede uma indemnização de US$ 10 milhões (cerca de 8,8 milhões de euros) e pretende que o julgamento declare que "a Southwest Airlines e todas as companhias aéreas devem conceder aos passageiros acomodações razoáveis de acordo com a Lei de Acesso à Transportadora Aérea quando o passageiro afirma que não pode usar uma máscara facial por motivos médicos”.

Kristina Heuser, advogada de Medora, acrescenta que um "avião cheio de testemunhas" viu o que se passou e é possível que alguém tenha gravado o incidente.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.