Nesta edição, o evento contará com a participação de 30 equipas de vários países (Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica e Luxemburgo). A 26ª edição do Festival Internacional Balões de Ar Quente promete colorir os céus alentejanos, onde a população poderá viver a inesquecível experiência de voar.
Como voar
“Este é um festival que promete levar ao céu todos aqueles que se atreverem a sonhar e a voar num balão de ar quente”, refere, Maria Inês Soares da organização. "A nossa preocupação social e ambiental está, uma vez mais presente no FIBAQ pelo que os voos a realizar estarão associados a campanhas solidárias que revertem na totalidade para os Bombeiros Voluntários dos concelhos aderentes".
Para realizar um dos 11 voos livres no âmbito do festival, os interessados devem adquirir uma pulseira solidária. Todos os detalhes brevemente disponíveis aqui.
De lembrar que os voos podem ser cancelados devido a condições meteorológicas adversas que comprometam a prática da atividade em segurança.
Night Glow
Nesta edição, a organização proporciona gratuitamente um Night Glow.
O Night Glow é um espetáculo noturno que é muitas vezes considerado o clímax de um festival de balões de ar quente. Os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, no entanto, os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espetáculo visual único que conjuga luz, cor e música.
Para o Night Glow a entrada é livre. Não requer aquisição de nenhuma pulseira.
A organização do festival cabe, como sempre, à Publibalão e é coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras - Clube de Balonismo, fundado em novembro de 2012, sendo a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo
Aníbal Soares, primeiro piloto profissional em Portugal, sócio-gerente da Publibalão e organizador do FIBAQ, assinala que “é uma honra regressar com este festival ao Alentejo, que já acontece há 26 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo”. Assim, os objetivos primordiais do festival passam pela “promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para todas as partes envolvidas”, conclui.
Comentários