A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros vai começar a cobrar, a partir de agosto, uma taxa de acesso a quem pretenda levar automóvel até à Praia da Ribeira, a mais concorrida da zona balnear da Albufeira do Azibo.
Os visitantes que pretendam estacionar junto à praia fluvial passam a pagar uma taxa de acesso de 1 euro a partir de quinta-feira, uma medida que o município considera necessária "para controlar a pressão sobre os ecossistemas e a sua integridade ecológica e, ao mesmo tempo, promover maior segurança e criar uma maior consciência de sustentabilidade ambiental", lê-se em comunicado.
“Trata-se de um valor simbólico, de um euro, que pretende sensibilizar os utilizadores para esta nossa preocupação. Vamos avançar gradualmente e iniciar a cobrança pela estância mais frequentada e que, amiúde, fica com os acessos congestionados", explica Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, citado no comunicado da autarquia.
Para o autarca, trata-se de uma “medida urgente e que se impunha”, havendo planos para realizar “melhorias dos espaços em questão”.
A Albufeira do Azibo é um dos locais de veraneio mais visitados em todo o Nordeste Transmontano, com cerca de 400 mil visitantes por época, graças ao seu imenso lago e duas praias sucessivamente galardoadas com a Bandeira Azul: a Praia da Ribeira e a Praia da Fraga da Pegada (que, para já, não vê ser aplicada qualquer taxa de acesso).
Comentários