"Somos todos uma grande família", disse o ator, ao receber o Globo de Ouro por causa da atuação na obra que recebeu nove indicações ao Óscar.

"É claro que cruzamos os dedos" para torcer, disse o responsável pelo turismo de Achill, Chris McCarthy, que não mediu palavras à AFP: "Aceitaremos qualquer um dos nove prémios, não somos exigentes!", brincou.

Entre julho e novembro de 2021, as paisagens de falésias, turfeiras e praias da ilha foram transformadas para as filmagens.

O porto de pesca na costa leste, Purteen Harbor, foi o local escolhido para construção de uma rua portuária repleta de lojas no estilo dos anos 1920. Chicoteado pelo vento da costa sudoeste, o bar onde grande parte desta tragicomédia acontece fica no alto das falésias e foi construído do zero.

Atmosfera do Atlântico

O diretor do filme, Martin McDonagh, queria que os atores "sentissem a atmosfera do Atlântico" quando abrissem a porta, conta McCarthy.

"É algo que não poderia ser recriado num estúdio", explica do mirante, onde o vento lança gotas de água do mar que bate contra as rochas.

A produção impulsionou a economia local, ao injetar 1,8 milhões de dólares numa área com menos de 3.000 habitantes.

Agora, a ilha aproveita a divulgação do filme para impulsionar o turismo local - cada vez que as suas imagens ou um discurso de premiação viralizam na internet, as reservas aumentam.

Entre as lembranças que decoram o bar Lynott, a tesoura utilizada pela violinista Colm, interpretada por Brendan Gleeson, está exposta na parede.

De acordo com Mick Lynch, proprietário do estabelecimento, esta pequena taverna - originalmente uma prisão do século XVI com paredes de pedra cobertas por um telhado de palha - é a versão real da criada para o filme.

McCarthy
McCarthy créditos: AFP or licensors

Visita guiada

Grande fã do filme, a cantora americana Taylor Swift pediu que construíssem o bar fictício para que pudesse visitá-lo. "Não há necessidade", diz Lynch, "pode vir aqui".

Alan Gielty, gerente da empresa de autocarros Achill Coaches, criou uma visita guiada chamada "Banshees of Inisherin", na qual o trajeto passa pelas lugares das gravações.

"No último mês, muitas pessoas estão a viajar para a ilha só para fazer as visitas relacionadas ao filme", explica. "Já está a despertar muito interesse do exterior e vai ficar muito, muito concorrido", diz.

Madeline Condell é uma das 120 figurantes do filme e disse que a ilha já está a fervilhar de expectativa para o Óscar. Condell também afirmou que haverá mais do que uma festa na noite da cerimónia de premiação.

"Achamos que, de repente, também merecemos um Óscar pela beleza da região", disse Condell.

Madeline Condell
créditos: AFP or licensors