O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento (Santarém), celebra o aniversário do Caminho-de-Ferro em Portugal de sexta-feira a domingo, com visitas guiadas, incluindo ao Comboio Real, apresentação de livros, oficinas para famílias, entre outras iniciativas.
Assinalando os 166 anos do caminho-de-ferro em Portugal, com a inauguração do troço entre Lisboa e o Carregado, em 1856, o MNF estará “de portas abertas, com entrada livre para celebrar este acontecimento histórico”.
Na sexta-feira e no domingo, às 11:00 e às 15:00, a visita “A Bordo” convida os visitantes “a entrar no pavilhão de uma locomotiva a vapor, na cabine de locomotivas, em carruagens e salões e descobrir mais sobre a história destas grandes máquinas, como eram conduzidas, qual a sua função, quem nelas trabalhava e muito mais”, refere uma nota do MNF.
O programa destaca ainda, no sábado à tarde, a inauguração do sistema de sinalização do circuito do Minicomboio, que “permitirá aos visitantes conhecer o funcionamento e utilização da sinalização ferroviária, que foi implementada a 01 de maio de 1928 e permaneceu em vigor até 1960”.
No domingo, está marcada para as 11:00 a visita ao Comboio Real, orientada pela responsável do Núcleo de Conservação e Restauro do Museu, salientando o MNF que esta visita só ocorre uma vez por ano e tem um número máximo de participantes, havendo ainda entre as 11:00 e as 12:00, uma visita Tátil ao Museu, entre outras iniciativas.
O Comboio Real Português
O Comboio Real Português é "uma das grandes referências da história ferroviária nacional e uma peça única a nível mundial", lê-se na ficha informativa da CP sobre a peça de museu.
Esteve ao serviço da Família Real Portuguesa entre 1862 e 1910 e era formado por uma locomotiva a vapor, respetivo tender (veículo de apoio que transportava o carvão) e dois salões que recordam a sumptuosidade dos antigos coches reais.
Restaurado em meados do século XX, o Comboio Real encontra-se em exposição estática no Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento.
Comentários