A exposição, intitulada “Pedagogia das ruas: Porto 1977”, será apresentada em 13 de março às 17:00 locais (mais cinco horas em Lisboa) e estará disponível até 09 de maio, numa galeria que pertence ao Baruch College, da Universidade de Nova Iorque.

Segundo um comunicado enviado hoje à agência Lusa, “Pedagogia das ruas: Porto 1977” é um conjunto de fotografias de estudo que a pintora e educadora Elvira Leite realizou em volta da Sé do Porto, na zona de Pena Ventosa, em interação com crianças e para analisar o seu comportamento e recetividade a novas metodologias de ensino em espaços públicos, na década de 1970.

A exposição conta com a curadoria de duas docentes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Lúcia Almeida Matos e Susana Lourenço Marques, que em 2016 apresentaram a exposição “Quem te ensinou? – Ninguém” no Porto, com os trabalhos de Elvira Leite.

A mostra de imagens vai juntar materiais de arquivo do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), um programa estatal de alojamento criado em 1974 para dar resposta à crise de habitação em Portugal, um projeto que, segundo o comunicado, deu oportunidades e esperanças aos artistas de criar melhores condições de vida e manter os laços de comunidade.

O comunicado do Baruch College, que irá receber a exposição, explica que o SAAL tentou enfatizar a parte social e coletiva do design, construção e administração, o que inspirou Elvira Leite a ver o espaço público como palco para projetos dirigidos à infância, onde as crianças encontrassem coisas de interesse pessoal no espaço que as rodeava.

O objetivo do Serviço de Apoio Ambulatório Local passava por “desenvolver por todo o país ações de renovação urbana lideradas por arquitetos e artistas, com o objetivo de combater as carências habitacionais que atingiam as classes mais populares”, escreveu o portal de notícias da Universidade do Porto em 2016.

Por seu lado, a Galeria Mishkin de Nova Iorque descreve que, “por um breve, mas explosivamente criativo ano após a dissolução do SAAL [1976], as ruas do Porto – vistas como um bairro insalubre da classe operária no centro da cidade – tornaram-se num sítio para a arte, participação e discurso de e para crianças”.

“Pedagogia das ruas: Porto 1977” em Nova Iorque tem apoio da Universidade do Porto, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Baruch College e da Weissman School of Arts and Sciences.

Elvira Leite nasceu no Porto em 1936 e seguiu por uma carreira artística e pedagógica depois de se licenciar na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1962.

Além de ter sido professora do ensino básico, secundário e universitário e dedicar-se também a atividades de animação cultural, foi consultora da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura e colaborou com o governo português em ações de formação.

Elvira Leite foi condecorada, em maio de 2014, pelo Presidente da República Cavaco Silva com a Ordem do Infante D. Henrique.

Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.