O fim de semana será ao som de ritmos brasileiros e portugueses no Samambaia. Na quinta, dia 9/11, a partir das 20h, a casa recebe a Roda de Choro, com Fernando Dalcin e convidados. Fernando Dalcin é um jovem oriundo de São Paulo, uma das cidades importantes para a consolidação do Choro no Brasil. A sonoridade do seu quarteto composto por bandolim, violão, cavaquinho e percussão remete à estética sonora que o Choro tinha no seu período de maior ascensão, a partir da virada do século XIX para o século XX. A Roda de Choro funciona em dois sets, sendo que no segundo, convidados surpresa são chamados a participar. Os bilhetes custam 10€.
No dia seguinte, sexta, dia 10, também a partir das 20h e com bilhetes a 10€, é a vez de Carol, cantautora albufeirense, partilhar o seu álbum "A Porta", cujas canções cantam-nos histórias de amor, coragem, liberdade e sonho, como "Tantos dias de Sol", "Quando te fores" e "Mergulhar". A sua música é influenciada pela Bossa Nova, World Music e música ligeira portuguesa. Depois de passar por vários sítios do país, a sua tour chega ao fim com o concerto no Samambaia e a artista convidou os músicos que fizeram parte da composição, produção e apresentação do mesmo. É um concerto especial que reúne as memórias e aventuras deste colectivo ao longo destes últimos meses e promete surpresas com espontaneidade, intimidade e descontração.
A noite de sábado é dedicada ao samba feito pelas mulheres do Coletivo GIRA, grupo formado somente por artistas femininas, todas multi-instrumentistas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, que unem as suas vozes, os seus instrumentos e o seu amor ao samba numa apresentação que traz o resgate aos grandes clássicos do ritmo brasileiro, sem deixar de apresentar músicas da nova geração. Outros ritmos afro-brasileiros provenientes do samba de terreiro e a sonoridade dos tambores de mão (Ilú e Conga) estão presentes em grande parte dos arranjos criados para cada música, trazendo uma identidade sonora original sem esquecer as raízes. Cada concerto resulta numa apresentação singular e cheia de força, sem deixar de lado o ativismo e a resistência das mulheres que ainda lutam por mais representatividade dentro do samba. A apresentação tem início às 20h, com bilhetes a 10 euros.
Pode obter mais informação no Instagram ou no site do Samambaia.
Comentários