O melhor é ir à origem, foi este o lema da Fartura – Comidas do Brasil que está em Portugal redescobrindo uma das maiores influências da gastronomia brasileira.

Fartura - Comidas do Brasil
Os chefs e organização do Fartura créditos: Who Trips

Produtores e chefs de dois estados do Brasil estão há vários dias em Portugal a promover um intercâmbio que não é apenas gastronómico. O propósito é com a fusão de pratos descobrir como a gastronomia portuguesa influenciou a brasileira e ganhou novas qualidades num contexto cultural e ambiental diferente.

Esta experiência gastronómica foi feita no Belcanto do chef José Avillez, na Peixaria da Esquina, com o chef Vítor Sobral, no Nobre com a chef Justa Nobre e no Palácio da Bacalhôa com o chef André Magalhães. Os chefs brasileiros que participaram neste intercâmbio foram Ivo Faria de Belo Horizonte e Ivan Prado do Ceará.

No Palácio da Bacalhôa houve degustação e fizeram ainda uma experiência da vindima.

Além dos chefs a comitiva contou com a presença de produtores. Esta é uma das facetas relevantes da Fartura – Comidas do Brasil que integra nas suas iniciativas os responsáveis pela produção de alguns alimentos essenciais da gastronomia brasileira em particular do interior do país.

Fartura - Comidas do Brasil
Degustação de vinhos da Bacalhôa créditos: Who Trips

A Fartura – Comidas do Brasil é uma plataforma que tem parcerias com alguns dos maiores órgãos de comunicação social brasileiros e a iniciativa mais conhecida em Portugal que desenvolvem é o Festival de Gastronomia de Tiradentes que já tem um historial de 20 anos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.