A importância destas imagens é tão grande que, na altura de pesquisar uma futura viagem, ver o Instagram à procura de ideias para fotos é a prioridade para 41,4% dos viajantes, seguido de tours e atividades no destino (21,8%), do hotel (13,5%), da segurança do destino (12,5%) e de análises de restaurantes locais (8%). Apenas 2,8% dos participantes alegaram não se importar com nenhuma das opções.

O estudo mostra que durante as viagens de férias, vale tudo para conseguir aquela foto perfeita, incluindo equilibrar o smartphone ou câmara em objetos aleatórios e ligar o timer (55%), pedir a um estranho para tirar a foto (45%) e passar horas a editar fotos no quarto de hotel (34%). Mais de um terço dos participantes (36%) disse que pagaria a um fotógrafo profissional para tirar as fotos da viagem ou que acordaria às 5 da manhã para evitar multidões e conseguir a melhor iluminação.

Entretanto, o estudo apontou que nem todas as fotos de viagem fazem sucesso nas redes sociais. Entre os cliques de férias que os viajantes já estão cansados de ver nos seus feeds destacam-se as imagens estilizadas de comidas e bebidas (49%) ou pernas à beira da piscina ou praia (39%). Uma dica para o post ser bem sucedido é usar a hashtag #verão, o que aumenta o índice de gostos, comentários e partilhas no Instagram, em média, de 3% para 24%.

O estudo revelou ainda que 90% dos participantes que usam as redes sociais afirmaram que gostam de fotos que despertam o sentimento de inveja, enquanto 10% afirmaram que não gostam de fotos que têm esse efeito ou não sentem inveja do que veem no feed.