O tema escolhido este ano é o jogo. Na noite de sábado, uma multidão de espectadores acompanhou um desfile de gôndolas iluminadas que transportavam acrobatas, palhaços e animais exóticos.

O carnaval ainda não começou oficialmente. Este ano, as festividades realizam-se entre 3 e 13 de fevereiro. O espetáculo de sábado em Cannaregio, numa das vias navegáveis de Veneza que levam ao Grande Canal, é o prelúdio das celebrações.

Mas Veneza já entrou no espírito do carnaval. Pelas ruas e canais da cidade, é possível observar as fantasias luxuosas e misteriosas que marcam o carnaval veneziano. Veja na galeria de fotos.

Uma homenagem ao circo

O tema do jogo presta-se a uma infinidade de interpretações que vão desde o disfarce, que é a essência do carnaval, até "formas mais complexas de entretenimento que são o teatro, a arte ou o circo", explicam os organizadores.

Para o diretor artístico Marco Maccapani, esta edição do Carnaval "é uma homenagem ao circo, essa forma de espetáculo antigo, feito de surpresa, técnica, acrobacias e magia".

Desfiles, concursos de fantasias e máscaras, regatas, exposições e concertos estão no programa do carnaval, com o tradicional "Voo do Anjo" previsto para 4 de fevereiro.

Esta tradição supõe que a vencedora da edição anterior das doze mulheres mais belas de Veneza atire-se, segura por uma corda, do topo do campanário de São Marcos e aterre no centro da praça.

Criado em 1162 após uma vitória militar, o Carnaval de Veneza caiu no esquecimento por décadas, até que a autarquia ressuscitou os festejos em 1980.

A cidade recebe, anualmente, mais de 3 milhões de visitantes de todo o mundo para este evento. Se vai participar na edição deste ano, veja aqui os pontos altos.

Veneza é um dos seus destinos de sonho? Veja aqui o nosso roteiro.

Fonte: AFP

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.