A transumância, que ocorre entre maio e setembro na serra da Peneda, à entrada do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), é uma tradição secular que chegou a mobilizar uma centena de brandeiros em meados do século XX.

A aldeia de Branda da Aveleira, situada a 1.120 metros de altitude, na freguesia de Gave, é uma das muitas brandas que se encontram espalhadas pelas zonas mais altas daquele concelho do Alto Minho.

É constituída por cerca de 80 casas, denominadas cardenhas, todas muito rústicas, de sobrado e corte térreos, que formam um conjunto ímpar não só pela sua tipicidade, como também por serem de fácil acesso.

As cardenhas eram os abrigos dos brandeiros, pastores que cumpriam a chamada transumância.

Aí permaneciam de abril a setembro, para retirar partido de melhores pastos, e regressando à aldeia quando as chuvas e ventos agrestes prenunciavam o fim de mais um ciclo.

O programa do Dia do Brandeiro, comemorado todos os anos no primeiro fim de semana de agosto, inclui no sábado, pelas 13:30, um cortejo etnográfico.

Durante os dois dias, os visitantes terão ainda a oportunidade de observar a cultura brandeira através da feira das tradições do Brandeiro e dos produtos locais, com destaque para a broa de milho, o cabrito recheado no forno de lenha, os produtos de fumeiro e o vinho Alvarinho.

Além do Dia do Brandeiro, o programa municipal Melgaço em Festa inclui na sexta-feira um espetáculo do festival internacional de folclore “O Mundo a Dançar”, o mercado municipal entre 09 a 11 de agosto, um concerto com António Zambujo e um espetáculo piromusical, no 11 de agosto.

Uma festa castreja, que decorrerá em Castro Laboreiro, no PNPG, entre 14 a 16 de agosto com a recriação de tradições como a carpeada, danças típicas, uma boda castreja, e um concurso do cão de Castro Laboreiro, a gala de patinagem e a festa do emigrante, completam o programa preparado pela Câmara de Melgaço.

Foto: Booking.com

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.