A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões – com a parceria da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e o financiamento do Turismo de Portugal - promove a primeira edição de um evento, que se pretende anual, e que posiciona o território como destino de enoturismo de excelência.
Tendo por ponto de partida o vinho, a gastronomia e os produtos autóctones, o público em geral é desafiado a conhecer o melhor da região através da vivência de experiências diversificadas, que incluem um roteiro de visitas, provas, passeios, atividades sensoriais conduzidas por prestigiados chefes e enólogos, e desafios proporcionados pelos produtores locais.
O programa é iniciado com o showcooking do Chefe Diogo Rocha, na Quinta de Santa Maria, no Carregal do Sal, na próxima sexta-feira, dia 13 outubro, às 18h00. Em simultâneo, no primeiro dia do evento, também às 18h, o Chefe António Loureiro conduzirá, na Casa da Ínsua, uma harmonização com base no Queijo Serra da Estrela.
No sábado, dia 14 de outubro, o programa começa às 12h00 na Quinta da Taboadella, a propriedade da família Amorim, em Sátão. O Chefe Renato Cunha vai recuperar a cozinha tradicional em potes de lume ao fogo lento, prestando homenagem aos produtos típicos da região de Viseu Dão Lafões. Às 19h00 será possível ver Estrelas a Dobrar, pois os Chefes Diogo Rocha e Vítor Matos, duas Estrelas Michelin, vão juntos ser os protagonistas no restaurante que trouxe a primeira Estrela Verde Michelin para a região Viseu Dão Lafões no Mesa de Lemos, em Viseu.
A ligação com os vinhos estará a cargo do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, António Lopes.
No domingo, dia 15 de outubro, às 10h00, o enólogo Osvaldo Amado promove a prova de vinhos premium da Global Wines, com a moderação do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, António Lopes. O almoço na Quinta do Soito, em Mangualde, ao som de uma banda de Jazz, começa às 13h30, no domingo, o último dia do Portas Abertas.
Comentários