A nova rota foi inaugurada com a saída nesta segunda-feira de um primeiro comboio de Paris às 09h55 que deve chegar a Berlim às 18h03. Também está previsto um comboio da capital alemã às 11h45, que deverá chegar à capital francesa às 19h54.

A conexão acontece com os ICE, os comboios de alta velocidade alemães, e não os TGV franceses. Os comboios também viajarão até Estrasburgo, na França, assim como Karlsruhe e Frankfurt, na Alemanha.

A UE deseja duplicar o tráfego ferroviário de alta velocidade no continente até 2030 e triplicá-lo até 2050 para cumprir os compromissos com as alterações climáticas.

Isso significa adicionar “20.000 km de linhas de alta velocidade” até 2050 no continente, que atualmente tem 11.300 km, disse Michael Peterson, chefe de serviços de longa distância da Deutsche Bahn (DB), em setembro.

Mas, para atingir esse objetivo, o continente terá de enfrentar grandes projetos, como a padronização do sistema de sinalização.

As tarifas para a rota dependerão da ocupação do comboio, mas começarão em 59,99 euros para a segunda classe e 69,99 euros para a primeira classe.