Rui Veloso, Diogo Piçarra e Nemanus sobem ao palco principal da Feira da maçã, Vinho e Azeite, um certame de promoção da excelência dos produtos da terra, com muita animação à mistura. São três dias de festa e, essencialmente, promoção dos três produtos âncora do concelho de Carrazeda de Ansiães.
A maçã, o vinho e o azeite ocupam a tenda principal de exposições, com mais de 1100 metros quadrados, onde estará à venda a maçã, o vinho e o azeite. Nesta feira há ainda outros produtos locais, nomeadamente, frutos secos, mel, doces regionais, folares, bolas de carne, queijos, fumeiro e enchidos e ainda artesanato. São os produtos da terra, aqueles que sustentam a ruralidade e que garantem a autenticidade e diferenciação do concelho.
Para além de comprar, os visitantes podem ainda degustar a gastronomia local. Existe uma zona coberta com tasquinhas, onde é possível comer e beber, com a particularidade de possuírem uma esplanada de apoio com vista privilegiada sobre o palco principal. No total, são mais de uma centena os expositores participam neste certame.
Rui Veloso, Diogo Piçarra e Nemanus sobem ao palco principal, que pela noite dentro recebe diariamente famosos DJ’s, que garantem a diversão aos mais jovens. Como de costume, a Feira conta com um espaço dedicado às crianças, com workshops diversos, garantindo animação, diversão e aprendizagem. Há também espaço para exposição de maquinaria agrícola e até uma prova de perícia de tratores.
Ao longo dos três dias de festa a autarquia tem a preocupação de promover a cultura local, através da realização do cortejo etnográfico, mas também da atuação de grupos locais, quer em palco, quer na realização de arruadas que espalham a música pelas principais ruas da vila. No domingo destaca-se ainda a procissão dos oragos concelhios que percorre as principais artérias da vila a partir da 18h00.
A maçã, o vinho e o azeite são a base da economia local, gerando anualmente no seu conjunto, num ano de produção normal, uma receita que pode ascender os 23 milhões de euros.
A maçã é o produto diferenciador, Carrazeda de Ansiães produz entre 28 a 30 mil toneladas de maçã por ano, o que o torna no maior produtor de maçã da região de Trás-os-Montes. Os pomares com macieiras ocupam 800 hectares dos 6 916 hectares de área agrícola do concelho. Mas não é a quantidade que distingue a maça de Carrazeda, mas sim a qualidade e as características específicas, que resultam da própria área de produção, o Planalto de Ansiães, situado a 800 metros de altitude. O frio do Inverno e o calor que se sente no Verão são ideais para que esta cultura seja um sucesso, resultando em maçãs crocantes, duras, perfumadas, com bastante açúcar e extremamente saborosas.
Este ano a Feira da Maçã, Vinho e Azeite é um dos eventos que integra a “Cidade Europeia do Vinho”, um “título” atribuído pela União Europeia aos 19 municípios que compõe a Região Demarcada do Douro, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, sendo assim uma referência europeia no vinho, na vinha, na cultura e na celebração harmoniosa da natureza e da obra secular realizada por gerações de durienses.
Carrazeda de Ansiães possui 2800 hectares de vinhas trabalhadas por 1200 viticultores. O vinho de Carrazeda de Ansiães, cultivado nas encostas do Douro e do Tua, produz vinho do Porto, mas também vinhos DOC com a qualidade reconhecida à Região Demarcada do Douro.
Por fim o azeite ocupa 1920 hectares da área agrícola do concelho. Os olivais plantados nos vales e encostas dos rios Douro e Tua, garantem azeites com um carácter único e distinto, obtido a partir das variedades típicas de Trás-os-Montes, como a Cobrançosa, a Verdeal e a Madural. Boa parte do trabalho de produção é feito à mão, porque o declive do terreno não permite a mecanização, nomeadamente na apanha, e talvez por essa razão, cada pingo deste ouro líquido, carrega a identidade desta terra.
Comentários