As principais atividades económicas do concelho de Carrazeda de Ansiães são o mote para uma Feira que é também uma enorme festa que garante muita animação e muita música. O cartaz de espetáculos gratuitos é também um chamariz importante e este ano passam pelo palco da Feira nomes como Tony Carreira, Expensive Soul e os Quatro e Meia, entre outros.

Trincar uma maçã crocante e suculenta, sentir o odor fresco e o doce paladar é uma experiência única que pode vivenciar com a maçã de Carrazeda de Ansiães. Neste concelho produzem-se anualmente entre 28 a 30 mil toneladas deste fruto do pecado, que encontra no Planalto de Ansiães, situado a uma altitude de 800 metros, o rigor do prolongado frio de inverno e do intenso calor do verão, que criam as condições ideais para a produção de maçã.

As variedades produzidas são muitas: Golden, Gala, Fuji entre outras. A forma de consumo abre diversas possibilidades: cozida, assada, crua com ou sem casca, sumos, chás, desidratada, em tartes, bolos, folhados, sidra, vinagre de maçã..

Festival da maçã de Carrazeda de Ansiães
Festival da maçã de Carrazeda de Ansiães Em Carrazeda de Ansiães produzem-se anualmente entre 28 a 30 mil toneladas de maçãs.

Entre o Tua e o Douro, em plena Terra Quente Transmontana e Alto Douro Vinhateiro, Carrazeda de Ansiães afirma-se e distingue-se também pela elevada qualidade das uvas usadas na produção do vinho do Porto e dos melhores vinhos de mesa DOC Douro, e também da azeitona que produz azeites de elevada qualidade, o ouro líquido imprescindível em qualquer prato da gastronomia da região.

Tudo isto pode ser comprado e também provado na Feira da Maçã do Vinho e do Azeite de Carrazeda de Ansiães, que decorre nos dias 26, 27 e 28 de agosto.

É o maior certame que acontece nesta vila do Douro Superior e que atrai milhares de visitantes.

Cerca de 100 expositores vendem, além dos produtos principais (maçã, vinho e azeite), artesanato e diversos produtos da terra, como frutos secos, mel, doces regionais, folares, bolas de carne, queijos, fumeiro e enchidos e ainda artesanato.

Uma das novidades do certame, é a introdução de uma zona coberta de tasquinhas e bares, onde é possível comer e beber, com a particularidade de possuírem uma esplanada de apoio com vista privilegiada sobre o palco principal.

Os espetáculos musicais são sempre um ponto alto para a comunidade local e uma razão para ficar, para os visitantes. Este ano Tony Carreira é cabeça de cartaz, com atuação marcada para o dia principal, dia 27 de agosto, sábado, dia em ocorre também um magnifico espetáculo de fogo de artificio e em que a festa se prolonga pela madrugada dentro.

Os Expensive Soul seguidos do trio de Dj’s The Fucking Bastards, atuam no dia 26 (sexta) e dia 28 (domingo) os Quatro e Meia sobem ao palco encerrando os espetáculos.

Ao longo dos três dias de festa a autarquia tem a preocupação de promover a cultura local, através da realização do cortejo etnográfico, mas também da atuação de grupos locais, quer em palco, quer na realização de arruadas que espalham a música pelas principais ruas da vila.

No domingo destaca-se ainda a procissão dos oragos concelhios que percorre as principais artérias da vila a partir da 18h00.