De acordo com um inquérito realizado junto dos expositores e buyers presentes este ano no evento, 93% dos expositores e 100% dos buyers pretendem marcar presença na edição da BTL de 2023.
Segundo os dados do balanço da 32ª edição da BTL revelados esta segunda-feira, dia 23 de maio, a Bolsa de Turismo de Lisboa tem cada vez mais como papel principal ser a grande montra de negócios do turismo em Portugal, nas vertente B2B e B2C.
A introdução de novas dinâmicas na feira, bem como a reformulação do programa de Hosted Buyers terão contribuído para que nesta edição, 58% dos expositores afirmassem ter concretizado negócio ou ter a expectativa de fechar nos próximos seis meses, aponta a organização em comunicado.
A BTL 2022 contou com a participação de cerca de 60 destinos internacionais, um crescimento de 25% na área ocupada deste sector.
Um dos grandes focos desta edição foi a promoção do Destino Portugal, que se traduziu numa forte procura deste destino por parte do publico: 74% dos visitantes veio à procura de opções de férias/escapadinhas em Portugal.
O B2C também teve um grande crescimento. No horário de publico, foram muitas as propostas para experiências únicas, campanhas de reservas e promoções, o que reforça o posicionamento da BTL enquanto espaço de venda de viagens directamente ao publico.
Para a grande maioria dos expositores presentes, o valor da BTL é relevante, uma vez que 59% refere a sua importância na promoção da notoriedade da marca e 60% assume que a feira é fundamental para identificar potenciais clientes.
Para 95% dos expositores a BTL é o mais importante evento do sector realizado em Portugal e 90% consideram esta edição um acelerador da recuperação do sector turístico.
Hosted Buyers da BTL afirma-se como um dos melhores programas a nível europeu
63% dos Buyers presentes na edição de 2022 colocou este programa no top dos melhores em que participaram a nível internacional, não hesitando em considerar que esta foi uma das melhores participações de sempre, lê-se em comunicado. Desafiados a classificar a qualidade das reuniões realizadas, os Hosted Buyers atribuíram 4,67 pontos (em 5 possíveis). Os expositores classificaram as reuniões com 4,29 (em 5 possíveis).
De salientar que o programa de Hosted Buyers 2022 desenvolvido pela BTL em parceria com o Turismo de Portugal e com a TAP, permitiu marcar encontros entre 94 Buyers - representantes de 19 mercados internacionais e 256 Expositores. Ao todo realizaram-se cerca de 1404 reuniões durante as quais 84% dos Buyers e 81% dos expositores identificaram oportunidades de negócio.
Para os buyers presentes na edição deste ano, o interesse centrou-se nos produtos cultural e religioso (72,4%), no Enoturismo (62,1%), City&Breaks (58,6%), Gastronomia (55,2%), Natureza (44,8%) e Sol e Praia (41,4%).
Segundo os resultados do inquérito, 90% dos Buyers internacionais considera, em termos de oferta do produto turístico- destino Portugal, que a BTL responde às suas áreas de negócio e interesse.
Assim se justifica que 93% dos expositores e 100% dos Hosted Buyers pretendam marcar presença na próxima da Bolsa de Turismo de Lisboa que se irá realizar de 1 a 5 de março de 2023. Para Dália Palma, Gestora de Feira, “este é um forte motivo de orgulho”. “Cada vez mais a BTL aposta no valor que consegue entregar aos expositores e na experiência que consegue proporcionar a todos os que a visitam”. “Esta é a prova que estamos no caminho certo. Um caminho que partilhamos com os parceiros estratégicos de sempre: Turismo de Portugal, TAP, Regiões de Turismo bem como com as tão importantes associações representativas do sector, entre outros”, afirmou em comunicado.
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