Segundo os resultados de um inquérito de satisfação efetuado durante o evento, a maioria dos inquiridos do público em geral (91%) mostrou-se satisfeito com o evento, tanto que 96,6% dos inquiridos recomendaria a BTL a familiares e amigos. Setenta e oito por cento efetuou compras no certame.

Os resultados do inquérito efetuado pelo público profissional também são positivos. Quase todos os inquiridos (98,3%) recomendariam a visita à BTL a outros profissionais do Turismo. Para 83,2% dos profissionais que responderam ao inquérito, a BTL é o evento mais importante no setor do turismo em Portugal.

Apesar da prevísvel redução do número de visitantes, motivado pela situação pandémica à escala global, em que muitos países apresentam ainda um conjunto de restrições face às viagens, a BTL recebeu 45.569 visitantes entre profissionais e público geral  e contou com a participação de 1407 expositores (directos e indirectos), um número superior ao da última edição, numa área de exposição de 45.000m2 dividida por quatro pavilhões. Em destaque ainda os 60 destinos internacionais presentes.

Para a organização, o sucesso do evento, que não acontecia há dois anos, demonstra a resiliência do sector do turismo.

Nos próximos anos, segundo um comunicado da organização, um dos objetivos estratégicos da BTL será o de se afirmar como o grande Marketplace do sector do turismo. Assim, Dália Palma, Gestora de Feira, destacou que “a sensação do dever cumprido” está “intimamente ligada ao elevado nível da satisfação dos expositores nas duas dinâmicas de negócio, B2B e B2C”, bem como “à opinião do público que visitou a BTL, e que cada vez mais se desloca com o intuito de comprar as suas férias”.

O Sucesso do Programa de Hosted Buyers

Outro dos objetivos da BTL e dos seus parceiros, Turismo de Portugal e TAP, para os próximos anos, é reforçar a qualidade e a representatividade dos diferentes segmentos do Programa de Buyers. Nesta edição a organização da feira concretizou várias iniciativas neste sentido e os números são reveladores da importância da qualificação dos buyers internacionais para a taxa de sucesso alcançada.

Na 32ª edição, a BTL contou com a presença de 94 buyers provenientes de 18 mercados: Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Chéquia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Hungria, Índia, Israel, México, Noruega, Polónia, Reino Unido e Suécia. O número de expositores que participaram neste programa foi de 256 e as reuniões agendadas atingiram o número record de 1404.

Sobre estes números, Dália Palma, citada em comunicado, explica que “este ano a organização implementou uma ferramenta que possibilitou a avaliação do resultado de cada umas das reuniões, o que vai permitir medir o sucesso desta iniciativa, bem como perceber o potencial de negócio que vai gerar”. A responsável ainda acrescenta que estão "em fase de análise desta informação, mas os primeiros indicadores permitem-nos desde já afirmar que este programa está ao nível do que melhor se faz a nível internacional."