A Highway 1 é uma autoestrada famosa na Califórnia, perto de Big Sur, e por isso mesmo uma atração turística. A via que "abraça" a costa daquele estado sofreu sérios danos na semana passada devido a chuvas fortes e deslizamentos de terra.

Vão ser precisos milhões de dólares para reparar a via e as autoridades locais ainda não sabem quando será a sua reabertura ao tráfego.

No entanto, a região de Big Sur continua acessível aos visitantes, mas os que se deslocarem de carro terão de fazer um desvio e não poderão fazer a icónica Highway 1 na sua totalidade.

Esta não é a primeira vez que a estrada causa o isolamento à comunidade de Big Sur. Em 2017, outro desabamento deixou os moradores isolados durante oito meses.

A Highway 1 (com 114 quilómetros de extensão) é uma secção da Rota 1 do estado da Califórnia através da região de Big Sur, que é amplamente considerada uma das rotas costeiras mais belas dos Estados Unidos. Foi, inclusivamente, descrita pelo pintor australiano Francis McComas como o "maior encontro de terra e água do mundo".

A Condé Nast Traveller considerou a State Route 1 até Big Sur uma das 10 ruas mundialmente famosas, comparável à Broadway em Nova Iorque e à Champs-Élysées em Paris.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.