Tem 89 anos mas já viaja pelo mundo desde os 83, altura da sua vida em que resolveu começar a gastar parte da reforma em viagens. A história desta viajante está agora a correr a internet graças a uma outra viajante, também russa, que se cruzou com Elena no Vietname.

O encontro entre Ekaterina Papina e Elena Mikhailovna rendeu uma boa conversa onde Elena contou um pouco da sua história. Nasceu 1927 em Krasnoyarsk, viveu num orfanato, sobreviveu à II Guerra Mundial. Casou com um militar e foi vítima de violência doméstica. Hoje, vive sozinha, tem uma filha e dois netos.

Já visitou países como Turquia, Alemanha, Polónia ou Vietname. A República Checa é um dos seus destinos preferidos, pelo qual já passou cinco vezes.

Avó Lena
Foto divulgada no Facebook créditos: DR

É uma viajante solitária, que percorre o mundo de mochila às costas e cajado na mão. A sua maior dificuldade em viagem são os problemas de visão, mesmo usando óculos Elena não vê bem, mas isso não parece travar o espírito viajante da avó Lena, como está a ser chamada, que tem vivido experiências como passeios de moto, de camelo ou subir montanhas.

O encontro entre as duas viajantes russas foi descrito por Ekaterina na sua página de Facebook, num post em russo que rapidamente se tornou viral.

Resta saber qual será o próximo destino da avó Lena. Em 2017, celebra 90 anos e gostaria de conhecer Israel.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.