
Durante os dois dias, há uma programação diversificada com visitas guiadas aos moinhos da região, caminhadas sensoriais pelos trilhos históricos, recriações teatrais, workshops dedicados ao ofício dos moleiros, degustações gastronómicas e apresentações interativas, que irão permitir aos visitantes uma experiência imersiva no património molinológico.
"Albergaria-a-Velha é uma terra de tradições profundas, onde a água, o pão e os moinhos são testemunhos vivos da sua história. Este evento é uma forma de unir o passado e o futuro, garantindo que os nossos moinhos, tanto na sua vertente material como imaterial, continuem a fazer parte da nossa memória coletiva e da nossa história", destaca António Loureiro, presidente da câmara municipal de Albergaria-a-Velha, em comunicado.
Dinamizado no âmbito do projeto "Rota dos Moinhos de Portugal - Portuguese Mills", e com o apoio do Turismo de Portugal, este evento afirma-se como o maior do país nesta temática. A iniciativa reúne cinco municípios - Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Águeda, Nelas e Vagos - e reforça a importância dos moinhos na atualidade e a ligação com o seu passado histórico.
Num único fim de semana, o festival reúne cinco municípios, mais de 25 moinhos, mais de 30 associações culturais e oferece mais de 50 experiências imersivas. Uma verdadeira celebração das histórias e tradições dos moinhos que prometem encantar os participantes e tornar este evento uma referência cultural na região.
Comentários