A estátua de bronze, betão e aço, que mede 182 metros de altura, representa Sardar Vallabhbhai Patel, o antigo primeiro-ministro do Interior da Índia e uma das figuras da independência do país, que o partido no poder quer transformar em modelo. A obra mostra Sardar Vallabhbhai (1875-1950) vestido com um tradicional dhoti e um xale nos ombros.

A estátua custou 29.900 milhões de rupias, cerca de 358 milhões de euros. As comunidades tribais da região se opuseram à sua construção, criticando os custos elevados e o impacto no meio ambiente. Percorra a galeria de fotos para ver imagens desta gigante estátua.

Parte da escultura, cerca de 100.000 toneladas, foi feita na China, e foram necessários quatro anos de trabalho e o envolvimento de mais de 3.000 trabalhadores para erguê-la.

A cidade mais próxima fica a 100 quilómetros do local escolhido e não há comboios ou hotéis naquela remota região rural.

A maior estátua do mundo era até então o Buda do Templo Manantial, no centro da China, que mede 128 metros sem pedestal, de acordo com o Guinness Book, em comparação com os 157 da escultura indiana sem suporte (com pedestal atinge os 182 metros).

Fonte: AFP

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.