Esta semana foram erguidos os braços e a cabeça da estátua, cuja construção teve início em 2019 em Encantado, Rio Grande do Sul. A conclusão está prevista para o final deste ano, segundo a Associação Amigos de Cristo, que coordena os trabalhos.

“Com certeza é um dia de festa, de devoção", comemorou o andamento do projeto nas redes sociais Gilson Conzatti, vereador e filho de Adroaldo Conzatti, prefeito da cidade que acolheu a ideia e morreu em março de complicações de saúde devido à COVID-19.

Brasil terá um novo Cristo gigante, mais alto que o do Rio
créditos: AFP or licensors

A estátua de Encantado terá o nome de Cristo Protetor e terá 43 metros de altura, incluindo o pedestal, o que a tornará a terceira estátua do género mais alta do mundo. A extensão de mão a mão é de 36 metros. Terá um elevador interno e um mirador.

O Cristo Redentor do Corcovado, o cartão postal mais famoso do Brasil, mede 38 metros, incluindo o pedestal, e foi inaugurado em outubro de 1931.

Encantado, cidade com 22 mil habitantes, está localizada a 144 quilómetros de Porto Alegre, capital do estado.

A construção, erguida no Morro das Antenas, foi idealizada por um padre da cidade e procura “transmitir a fé do povo de Encantado e promover o turismo na região”. Os escultores Genesio Moura e Markus Moura, pai e filho, são os responsáveis pela obra.

O orçamento foi financiado com doações e sem dinheiro público, segundo a Associação Amigos de Cristo, formada por voluntários.

No site, a associação continua com a campanha de arrecadação de fundos, e até está a sortear um carro para impulsionar as doações.