Denominado "Port Wine Day", a data será comemorada na Alfândega do Porto e do programa fazem parte intervenções de especialistas portugueses e estrangeiros sobre "temáticas do vinho" dirigidas a um público profissional e consumidor, lê-se no programa do evento.

Seguem-se no mesmo dia e local a já referida prova e depois outra, designada Porto Convida o Douro, em que "34 produtores apresentam, individualmente, uma seleção de dez vinhos" escolhidos para celebrar o aniversário dessa região criada em 1756 pelo Marquês de Pombal, mostrando o melhor que ela produz.

"Depois do sucesso das edições anteriores, o Porto Wine Day impõe-se, atualmente, como uma iniciativa identitária de uma região e de um vinho que tem demonstrado uma grande capacidade mobilizadora e inovadora", disse o presidente do IVDP, Manuel Cabral.

A celebração termina com uma festa no cais da Alfândega, o Porto Wine Day Sunset Party (17:00), que o IVDP diz ser "a grande novidade" da edição deste ano. A festa será aberta a todos, podendo assim os visitantes "experimentar vinhos" raros e caros.

Veja também: Na rota das vindimas. Conhece todas as regiões vitivinícolas portuguesas?

Na véspera, o moderno terminal de cruzeiros do porto de Leixões acolherá um jantar sobre o "O Presente e o Futuro" para o qual o foram convidadas "algumas personalidades que valorizam o saber nacional das mais diversas áreas".

O presidente do IVDP, Manuel Cabral, explicou que "o porto de Leixões sucedeu ao do Porto" e o novo terminal "é um edifício contemporâneo e modernista", uma visão que o Douro reclama também para si. "A região do Douro está entre as mais inovadoras em termos internacionais na vinha, no vinho e no serviço" que presta aos seus visitantes, acrescentou.

Porto Wine Fest
Vinho do Porto créditos: LUSA

O arquiteto Siza Vieira, a ex-atleta e campeã olímpica Rosa Mota, o artista plástico Armando Alves e o maestro Rui Massena estão entre os convidados para esse jantar, os quais "foram desafiados a fazer-se acompanhar de um profissional jovem, da mesma área, com potencial, mérito e capacidade de projeção de um Portugal de excelência".

Depois de uma estreia, em 2014, que "correu muito bem" e da grande adesão registada na edição seguinte, o IVDP apostou este ano na "consolidação" e num maior envolvimento da sua iniciativa com o Porto, salientou Manuel Cabral.

Veja também: Especial Vale do Douro - um guia vinícola da região

"Contagiar a Cidade" é um dos eixos centrais do programa, sendo visível através de lojas com as suas montras ilustradas por Adélia Carvalho e Cátia Vidinhas com temas alusivos ao vinho do Porto.

Estarão em prova "cerca de 400 vinhos", as "empresas do setor aderiram quase todas" e haverá "muita coisa na Região Demarcada", com destaque para os vários restaurantes locais que terão "um prato especial servido com vinho do Porto".

Na edição deste ano, referiu Manuel Cabral, há "uma preocupação grande em simplificar a linguagem" sobre o vinho do Porto e em "rejuvenescer o público, para melhor chegar às pessoas".

No quadro dessa preocupação, o IVDP convidou o cartoonista Luís Afonso a "criar personagens ligadas ao vinho Porto, sendo que "o primeiro ‘cartoon' será apresentado ainda antes do dia 10".

O programa arranca já na quinta-feira e termina no dia 11.

Veja também: Estas mãos servem para vindimar. Saiba onde ajudar a apanhar uvas

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.