Arranca hoje a 8ª edição Semana da Cozinha Italiana no Mundo, iniciativa que em Portugal é promovida pela Embaixada de Itália em Lisboa e que, até ao próximo dia 19 de novembro, promete despertar o paladar de todos os fãs de gastronomia italiana. Ao longo desta semana, são 14 os restaurantes que de Norte a Sul do país apresentam menus especiais, numa ode ao verdadeiro Made in Italy.

De Viana do Castelo até Almada. São várias as opções de espaços que representam o verdadeiro património e cultura gastronómica de Itália, e que, através da criação de propostas personalizadas vão enaltecer pratos do receituário típico italiano, produzidos com produtos com denominação de origem protegida. Os menus apresentados por cada um dos restaurantes aderentes é criado exclusivamente no âmbito da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, estando disponíveis apenas durante a iniciativa.

Cozinha italiana intimamente ligada com o património cultural de Itália

Com o mote “À mesa com a comida italiana: o bem-estar com gosto”, a Semana da Cozinha Italiana no Mundo pretende sensibilizar para todas as vertentes ligadas à gastronomia, que no caso de Itália, convoca também o património cultural, ambiental e artístico do país. Procurando assim sublinhar a importância dos rituais de convívio e partilha próprios da cultura italiana, a iniciativa apresenta também uma programação composta por várias atividades.

O dia de hoje fica marcado pelo evento de arranque e apresentação da Semana da Cozinha Italiana. Na quarta-feira, 15 de novembro, estão programadas duas atividades com o objetivo de promover a tradição gastronómica lígure. O primeiro momento arranca às 10h00, na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e trata-se de um showcooking idealizado pelo Restaurante Benini Sapori di Genova de Oeiras especialmente para os alunos da escola. A convite do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, que organiza mais duas palestras de cozinha, os chefes Annamaria Benini, Gonçalo e Rami vão ter a oportunidade de partilhar algumas das receitas mais apreciadas da cozinha do território, como o pesto, a focaccia e a panera.

Já da parte da tarde, os três chefes voltam a estar juntos para um workshop, desta vez na Academia Time Out. O objetivo volta a ser divulgar a cozinha lígure, partilhando algumas das receitas típicas daquele território: vitello tonnato, gnocchi al pesto e panera. Os participantes da atividade vão ser desafiados a desenvolver estas receitas, havendo, no final, um momento de degustação das mesmas. A atividade tem a duração de duas horas, arrancando às 18h00. As inscrições estão abertas, sendo necessária a reserva prévia através do e-mail iiclisbona.reservas@esteri.it. O valor da inscrição é de 15 euros.

No dia seguinte, na quinta-feira, a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa volta a ser palco de mais um momento de formação orientada para os seus alunos, desta feita com um showcooking de cozinha napolitana, dado pelo restaurante Napoli Gourmet do Porto. A atividade repete-se da parte da tarde, às 17h30, na Lisbon Cooking Academy, levando os mais curiosos numa viagem pela tradição gastronómica partenopeia, conduzida por Stefania de Sena – professora de língua, cultura e culinária italiana. Os participantes vão assim ter a oportunidade de ficar a conhecer mais sobre os segredos de uma cozinha baseada na sustentabilidade, para a qual a genuinidade da matéria-prima é indispensável, e que se afirma como uma linguagem de partilha. Durante a aula vão ser preparadas duas receitas típicas: pasta zucca e provola e sfogliatelle. A inscrição prévia é obrigatória e o tem o valor de 15 euros.

Ainda na quinta-feira, às 15h00, a Embaixada de Itália organiza um webinar com o tema “A cadeia de abastecimento biológico no sector alimentar”. O evento junta a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a italiana FederBio que, com a presença de vários especialistas do setor, vai explorar diferentes dados, princípios e perspetivas de um setor crucial para a sustentabilidade alimentar. A inscrição para o webinar, cuja participação é gratuita, pode ser feita através do seguinte endereço: https://registo-webinar.grweb.site/.

A sexta-feira ficará marcada pela presença de Paolo Gramaglia – chef estrela Michelin, proprietário do restaurante President de Pompeia – na escola Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, para uma masterclass. Os alunos desta instituição de ensino têm assim a oportunidade de aprender mais sobre a gastronomia típica italiana, junto do chef convidado pelo Embaixador Carlo Formosa nesta edição da Semana da Cozinha Italiana.

Embaixada de Itália em Lisboa partilha receituário tradicional

Caracterizada pela importância da partilha de receitas, conhecimento e costumes, a Cozinha Italiana vai ser um dos destaques das redes sociais da Embaixada de Itália em Lisboa ao longo destes dias. Com o objetivo de promover e divulgar pratos típicos italianos, serão partilhadas várias receitas, detalhando todos os passos e ingredientes necessários, para que os entusiastas da comida italiana possam executar em casa. Cannelloni alla sorrentina, orecchiette e zuppa alla siracusana são apenas alguns dos exemplos de receitas que podem ser encontradas, todos os dias, no perfil de Instagram @italyinportugal.