O concurso Wine Pleasures, que há nove anos elege os 50 melhores espumantes do mundo, atribuiu 6 das medalhas de ouro a espumantes nacionais, além de 14 medalhas de prata.

O espumante Casa de Santar Espumante Vinha dos Amores Touriga Nacional ficou em segundo lugar da categoria de espumantes de Método Tradicional, com 97 pontos, vencendo uma medalha de ouro. Os outros espumantes portugueses medalhados com ouro foram: Marquês de Marialva Bical & Arinto Bruto Reserva (com 96 pontos), Coto de Mamoelas, Casa Ermelinda Freitas – Espumante Blanco Bruto Reserva e Marquês de Marialva Cuvée Primitivo Bruto Nature (ambos com 95 pontos). Na categoria espumantes produzidos pelo Método Charmat, o Flutt White ficou em segundo lugar, com 95 pontos, conquistando a sexta medalha de ouro para Portugal.

Os espumantes são agrupados de acordo com o método de produção, dosagem e envelhecimento e depois degustados às cegas por um painel de 5 juízes. Após a degustação de cada Vinho Espumante, os juízes comparam as notas e chegam a um consenso sobre uma pontuação de até 100 pontos. As medalhas de ouro e prata são atribuídas apenas aos 50 melhores vinhos espumantes.

O principal objetivo do concurso é identificar, premiar e promover a qualidade do vinho, tanto para o comércio como para os amantes do vinho. As medalhas só são atribuídas a vinhos nos quais os consumidores possam ter total confiança. "O nosso conselho para os profissionais do vinho e para os amantes do vinho é usar os resultados como um meio para decidir quais vinhos espumantes escolher para este Natal e durante 2021", pode ler-se no site do Wine Pleasures.

Pode ver todos os vencedores no site do concurso.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.