O restaurante "Casa do Bacalhau" foi o grande vencedor com as melhores pataniscas de bacalhau de Lisboa. O segundo e terceiro lugares foram atribuídos aos restaurantes ‘Poleiro’ e ‘D’Bacalhau’ respetivamente.

O segredo da patanisca da Casa do Bacalhau está na cozinheira Manuela Martins que há 30 anos é a pessoa que confeciona as pataniscas na Casa do Bacalhau, evidenciou João Madeira, responsável do restaurante, que com enorme satisfação recebeu das mãos de Maria de Lourdes Modesto o diploma de 1º Lugar no Concurso Patanisca. Para a presidente do júri para se conseguir uma boa patanisca deve ser bem percetível as lascas macias de bacalhau, a salsa, a cebola e o sal, para além de que estas devem ser “secas” quando pegamos.

Desenvolvido pela organização do Peixe em Lisboa em colaboração com o conhecido gastrónomo Virgílio Gomes, já responsável pela prova do Pastel de Nata, este novo concurso tem por objetivo evidenciar e promover as características com que as pataniscas se apresentam na região de Lisboa. É um desafio que pretende valorizar a um elemento simples e típico da cozinha alfacinha, que tanto agrada aos lisboetas e a todos os que visitam a cidade.

Para além da presidente do júri Maria de Lourdes Modesto, o júri contou com outros renomados nomes como o crítico gastronómico Virgílio Gomes, a jornalista Mariana Correia de Barros, o gastrónomo João Ceppas, o chefe e formador de cozinha Pedro Sommer Ribeiro e o gastrónomo e blogger Rodrigo Meneses.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.