Tendo por base dois importantes recursos da região: o vinho e a água, o Aqua Wine Fest contará com mais de 30 expositores, 27 dos quais dedicados à produção do vinho regional. Restaurantes, bares e cafés serão os anfitriões e guardiões das iguarias regionais, com propostas que promovam a gastronomia local. Uma edição com música ao vivo e DJs set para animar os dois dias do evento. Destaca-se ainda um espaço dedicado, no Centro de Turismo do Alto Tâmega e Barroso, vocacionado para os restaurantes da região, com encontros e provas de vinho com os produtores.

“A nossa expectativa é duplicar o número de visitantes, atrair os nossos vizinhos espanhóis e transformar este espaço não apenas num local de exposição, mas também num ponto de networking e fomento de negócios e parcerias estratégicas. O nosso objetivo é claro: crescer, consolidar e, a curto prazo, estabelecer este evento como uma referência incontornável na região. Este ano, ampliamos o horário e aumentamos a oferta de produtores, demonstrando o nosso compromisso com a evolução contínua e o fortalecimento do setor,” adianta Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da CIMAT.

A sessão oficial de abertura contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, o Presidente da CIMAT, Fernando Queiroga, o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, Francisco Pavão, e o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha.

O evento, de entrada gratuita, decorre na sexta-feira, entre as 16h30 e as 00h00, e no sábado das 14h00 às 00h00.