A gastronomia mexicana é uma das mais conhecidas do mundo. Vai beber a uma cultura milenar, o que já lhe valeu o título de Património Imaterial da UNESCO. Taco, quesadilla, burrito e guacamole são, talvez, alguns dos pratos mais famosos, mas a gastronomia mexicana vai muito além disso. Enquanto não podemos viajar até ao México para descobrir os sabores deste país da América Central, deixamos aqui três sugestões* para fazer em casa.

1. Tortillas ou burritos de frango e vegetais

Tortillas de frango e vegetais
créditos: Unsplash

Pode comprar prontas no supermercado a massa de tortilla ou de burrito e só precisa fazer o recheio. Para a versão de frango: 200 gramas de peito de frango desfiado, refogado com dois dentes de alho, pimenta chili/malagueta e pimentão doce. Saltear uma cebola rocha, meio pimento vermelho e meio pimento verde, dois tomates pequenos, sumo de meio limão, com sal e pimenta a gosto. Finalize com salsa fresca picada. Recheie as tortillas com o frango e os vegetais. Se quiser uma versão vegetariana, retire o frango.

2. Chili com carne

Chili com carne
créditos: Unsplash

Refogar 200 gramas de carne picada com cebola e alho. Tempere a carne com sal, pimenta e pimentão doce. Junte, depois de a carne estar cozida, um pimento cortado, um pacote de molho de tomate e uma malagueta cortada em pedacinhos sem as sementes. Deixe cozer em fogo baixo, por 15 minutos. Junte, por fim, uma lata de feijão vermelho (sem a água) e uma lata de milho (sem a água). Deixe cozer por mais 15 minutos, prove e veja se precisa caprichar mais no tempero. Finalize com salsa fresca picada. Pode acompanhar com arroz branco e salada.

3. Guacamole

Guacamole
créditos: Pixabay

Triture com um garfo dois abacates maduros, depois de descascados. Junte um ou dois tomates cortados ao cubinhos, uma ou duas cebolas roxas cortadas em pedaços pequenos, coentros a gosto. Envolva bem e tempere com sal, pimenta e azeite. Finalize com o sumo de meia lima. Sirva acompanhado com nachos.

O que beber?

Pode acompanhar estas refeições com uma bela cerveja mexicana, a Corona é, talvez, a mais conhecida. No fim, pode beber um shot de Tequila - não se esqueça do sal e da lima.

*Quantidades para, mais ou menos, duas ou três pessoas

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.