Nos últimos meses, enquanto as restrições de viagens estiveram em vigor e grande parte do mundo esteve confinado nas suas casas, muitos viajantes voltaram-se para os cozinhados e bolos numa tentativa de encontrar um escape e, ao mesmo tempo, uma fonte de prazer.

Quando chegou o momento de decidir quais as receitas a preparar, muitos optaram pelos clássicos ou pratos famosos - e muitos deles foram parar às redes sociais.

As iguarias preferidas e que chamaram a atenção têm origem um pouco por todo o mundo. Eis algumas delas, para os viajantes gastronómicos e curiosos para saber a origem dos pratos que andaram a cozinhar nos últimos meses.

Uma lista para inspirar uma viagem, quando for o momento certo.

Banana Bread (Pão de Banana) - Los Angeles, EUA

Foi uma das receitas mais pesquisadas no Google durante o confinamento. Enquanto uns tentavam aperfeiçoá-la, outros adicionavam-lhe um twist.

Até os famosos não resistiram a mostrar os seus dotes culinários ao preparar um Banana Bread. Foi o caso de Chrissy Teigen que publicou a sua própria receita e que muitos tentaram replicar; ou Lucy Hale que também revelou humoristicamente a sua tentativa de fazer Banana Bread durante a quarentena.

Adicione a esta iguaria uma visita à cidade de Los Angeles. Apresentando atrações com temas musicais e belas praias, esta cidade vibrante também abrange alguns dos marcos mais emblemáticos do mundo, como o letreiro 'HOLLYWOOD', sem esquecer a presença de celebridades numa viagem a Beverly Hills.

Para os apreciadores de gastronomia, Los Angeles possui algumas das melhores delícias culinárias do país, e os viajantes encontrarão quase todo tipo de cozinha, desde restaurantes mexicanos, restaurantes veganos a tentadoras pastelarias para provar o famoso Banana Bread.

Pão massa mãe - Dahab, Egito

Fazer pão também surgiu como uma tendência global, além de ser uma ótima maneira de se manter ocupado, divertir-se com a família e, ainda, de ser terapêutico e calmante.

O pão de fermento tornou-se cada vez mais popular devido aos "padeiros" terem mais tempo livre em casa para dominar a receita, que requer várias horas para descansar e levedar, além de ter um sabor delicioso.

A primeira civilização de que há registo a ter usado fermento foram os antigos egípcios, por volta de 1500 a.c. Porque não visitar o destino da massa fermentada e descobrir outras iguarias igualmente deliciosas?

A cidade resort multicultural de Dahab não é apenas um banquete para os olhos, mas também um banquete para os sentidos, com ofertas gastronómicas que vão da culinária internacional a deliciosas comidas locais, graças ao Mar Vermelho, o que significa que a maioria dos restaurantes locais são especializados em frutos do mar frescos.

Com praias de areia branca e o idílico mar azul turquesa, é um paraíso secreto que espera ser descoberto quando for seguro viajar novamente.

Café Dalgona - Seogwipo, Coreia do Sul

Um café batido que tomou conta do mundo nas redes sociais durante o confinamento.

Esta tendência viral teve origem na Coreia do Sul e é um café especial feito com a mesma proporção de café instantâneo em pó, açúcar e água quente até ficar cremoso e, em seguida, adicionando-lhe leite frio ou quente.

Os viajantes que desejam experimentar esta tendência do café na sua terra natal não ficarão dececionados. Uma viagem à ilha de Jeju, a maior da Coreia do Sul, possui muitos cafés - especialmente na cidade de Seogwipo.

Mais importante ainda, este litoral vulcânico garantirá que as fotos para as redes sociais sejam tão impressionantes quanto o café Dalgona.

Bolo de tahini e chocolate - Thessaloniki, Grécia

Para os que evitam o glúten, esta receita parece satisfazer a maioria. O Tahini é um creme ou pasta feito de sementes de gergelim muito usado na cozinha do Oriente Médio como complemento de muitos pratos e doces.

Esta receita que não usa farinha, também pode transformar-se numa oferta vegana quando se opta por chocolate preto. Além disso, este bolo pode ser feito usando uma receita simples e a maioria dos ingredientes provavelmente já está na sua despensa ou é fácil de encontrar numa loja local.

Uma viagem a Thessaloníki é o destino perfeito para desfrutar da melhor seleção de iguarias culturais gregas, pois também possui algumas das padarias mais famosas de toda a Grécia.

Os viajantes encontrarão muitas variações de bolo de tahini, além de outros doces tradicionais saborosos, como o Trigona Panoramatos (uma massa triangular recheada de creme).

Esta cidade portuária no norte da Grécia é admirada pela sua culinária exótica e variada e é uma porta de entrada para destinos idílicos, como a península de Halkidiki e a ilha vizinha de Thassos.

Pizza - Nápoles, Itália

A comida italiana tem sido uma cozinha popular e, enquanto estamos em casa, as pizzas caseiras estão no cardápio de muitos - em parte porque é uma ótima atividade para toda a família, além do facto de poderem ser facilmente adaptadas ao gosto de cada um.

Para quem sonha em saborear uma pizza italiana de verdade, uma viagem a Nápoles será muito tentadora. Não é apenas o berço da pizza, mas a cidade está repleta de história e repleta de bens culturais - com dois palácios reais, três castelos e ruínas antigas que incluem alguns dos frescos mais antigos do cristianismo.

Os visitantes terão muito o que ver e provar quando for a hora certa de viajar até Nápoles novamente.

Scones - Bath, Reino Unido

Desfrutar de um chá da tarde é uma atividade essencialmente britânica que remonta a séculos e ainda é popular hoje em dia, tanto para turistas quanto para os locais.

Apesar de não poder sair e desfrutar de um chá da tarde com os entes queridos, muitos "padeiros" ao redor do mundo optaram pelos scones - geralmente o crème de la crème de um chá da tarde - e estiveram entre as iguarias mais populares aquando do distanciamento social.

Para os viajantes ansiosos para sair e experimentar um delicioso chá da tarde caseiro, uma viagem à pitoresca cidade de Bath é uma ótima opção de destino.

Esta cidade apresenta uma impressionante arquitetura georgiana, onde os viajantes sentirão que entraram no romance de Jane Austen. Mais importante, há uma infinidade de locais especializados em biscoitos e guloseimas caseiros, para agradar o paladar.

Fonte: Booking.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.