“O covilhete é uma empada de carne que em Vila Real utilizamos muito. Já desde o século passado que o covilhete era vendido em dia de festa.

Covilhete de Vila Real
créditos: andarilho.pt

Tem a arte do nosso saber fazer e hoje come-se todos os dias, faz parte da nossa tradição” diz Hilário Oliveira, presidente da Confraria do Covilhete. O covilhete era muito consumido nas festas de Santo António e hoje é apreciado em qualquer altura.

“Vendiam porta a porta. Hoje o covilhete vende-se em todas as pastelarias. É o ícone de Vila Real. Traz centenas de pessoas à cidade que vêm provar a nossa gastronomia.”

Covilhete de Vila Real
créditos: andarilho.pt

O pastel de massa folhada reforça ainda a identidade local por o recheio conter carne maronesa e a sua confeção estar associada a um tipo de olaria que se produz próximo de Vila Real e com técnicas ancestrais.

Covilhete de Vila Real
créditos: andarilho.pt

“O nome deve-se à louça negra de Bisalhães e à sua forma. A louça negra, património da UNESCO, dá uma cozedura tranquila e mais saborosa. Hoje estamos a alavancar a marca Covilhete de Vila Real, a tratar da certificação e do processo de identificação geográfica.”

Covilhete de Vila Real
Hilário Oliveira créditos: andarilho.pt

Hilário Oliveira acrescenta que a qualidade do covilhete não resulta de segredos de culinária, até porque a história desta empada terá alguns séculos. O sabor deve-se à seleção dos produtos locais e ao saber fazer. “O bom salpicão, o presunto, a carne maronesa... Isso é que faz o bom covilhete. Depois, é a arte da cozedura lenta.”

Covilhete de Vila Real
créditos: andarilho.pt

O covilhete pode ser encontrado em várias pastelarias de Vila Real e a confraria procura assegurar a qualidade, mesmo junto dos produtores de carne.

O traje da confraria, além da típica capa, tem as insígnias que representam covilhetes. A confraria foi criada em 2015.

Covilhete de Vila Real
créditos: andarilho.pt

O saboroso Covilhete de Vila Real faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.