O local já foi um antiquário, o chão de azulejos a preto e branco permaneceu. A decoração é charmosa, com mesas e cadeiras em madeira e candeeiros feitos com copos e garrafas de azeite antigas, da Marinha Grande, o estilo vintage no seu melhor.

O staff é simpático e atencioso. Fui com o meu marido jantar, mas no meio do caminho um casal de amigos me ligou a dizer que iam nos encontrar. Quando chegamos e pedimos uma mesa com mais dois lugares, não houve qualquer problema, apesar da casa estar cheia.

O menu é fabuloso! Pão, obviamente não falta, e o couvert que o diga! Tostinhas de pão alentejano, pão rústico e maionese de sardinhas, manteiga temperada e azeitonas para acompanhar. Ao igual que o pão, a cozinha é totalmente portuguesa com certeza, uma carta de dar água na boca!

O ambiente é mesmo super agradável e, até ao dia 3 de dezembro, a marca de cerveja Estrella Damm vai estar com um menu maravilhoooosssoooo no Pão à Mesa. Sugestões bem portuguesas que combinam na perfeição com cerveja, são três sugestões de entrada e quatro para pratos principais.

Um jantar em boa companhia, com muitas gargalhadas. Provamos a morcela assada com quinoa, tomate e abacaxi. Amei o jeito como a quinoa estava cozinhada e a morcela me surpreendeu tanto pelo sabor que não conseguia parar de comerhahaha combinou muito bem com a acidez do abacaxi. Também escolhemos como entrada a farinheira, com torcidas de grelos e pickles, que delícia de prato, genteeeeee. Forte mas muito bem contrastado como os grelos. Ambas as entradas foram acompanhadas pela Voll Damm, uma cerveja com dobro de malte, sabor intenso e com muita espuma. É uma cerveja para se beber sempre, mas sem deixar esquentar claro, por ter um corpo forte, vale a pena sentir aos poucos as notas de malte. Like, like, likeeeee!!!

Como pratos principais escolhemos o Leitão à Bairrada com Chips, Agrião e Laranja, uma perdição para a minha dieta, que ficou esquecida algures… hahaha muito bem servido, a dose dá perfeitamente para duas pessoas com pouca fome ou uma pessoa em meia vontade de comer à séria. A verdade é que os pratos vieram muito bem servidos, nada mesmo a reclamar e sim pedir por mais, porque o leitão estava suculento, o sabor do agrião deu-lhe um toque bem confortável. O meu marido pediu o Osso Buco Braseado com Puré de Brócolos, Batata e Pleurotus, há tempos que não comia um osso buco tão bem feito. Os temperos estavam no ponto, tal como a carne. Para estes dois pratos, a sugestão foi a Bock Damm. E agora vou ser mais sincera ainda, não sou muito fã de cerveja preta, mas esta me quebrou por completo! Apesar de intensa, tem um toque doce no final muito bom. Casou bem com o leitão, que é um prato mais pesado e me deixou com vontade de mais!

Achei o máximo este menu. O preço é excelente: 25por pessoa com direito a uma entrada, prato principal, uma cerveja Voll Damm e outra Bock Damm, e para finalizar o cafezinho que tanto gosto.

Soube bem, soube a dias frios mas confortáveis, soube a quero mais!!!!

Pão à Mesa

Rua Dom Pedro V 44 | Príncipe Real


Conheça mais locais com histórias visitados por Paula Bollinger aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.