Promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, numa parceria com a Confraria Gastronómica do Bacalhau, “Bacalhau ao Cais” pretende valorizar o Bacalhau como uma referência patrimonial da gastronomia ilhavense, diferenciadora das 101 maneiras de cozinhar e saborear o fiel amigo, preservando e potenciando o seu valor gastronómico, a sua importância histórica, cultural e social, bem como o inegável valor económico que representa para a comunidade e a Região.

O Cais Criativo da Costa Nova, acolhe assim, entre os dias 5 a 14 de agosto (exceto domingo, dia 8), das 19h30 e as 22h30, nove propostas de jantar, da responsabilidade das Associações do Município que se juntaram ao evento. A refeição é antecedida por um “welcome drink” ao pôr do sol, com momentos culturais imperdíveis.

Com ementas únicas, que representam o ícone gastronómico de cada uma das Associações presentes na iniciativa, as propostas gastronómicas são compostas por entrada, um prato de bacalhau, que varia de jantar para jantar, e sobremesa. Todos os menus incluem, ainda, o famoso Pão de Vale de Ílhavo e uma bebida á escolha entre vinho da Bairrada, cerveja, água ou sumo. Consumos extras de bebida são pagos à parte.

Ílhavo Gastronómico
créditos: Ílhavo Gastronómico

Atendendo às restrições impostas pela pandemia e asseguradas todas as medidas definidas pela DGS, estarão disponíveis mesas para duas ou para quatro pessoas (mínimo de três pessoas) que devem ser reservadas através da bilheteira online BOL com o custo de 20 euros por adulto e 12,50 euros por criança, até aos 12 anos inclusive (gratuito até aos 4 anos).

Depois do sucesso do livro "Chora e Feijão Assado - A gastronomia de bordo na pesca do Bacalhau", lançado no ano passado no Festival Gastronomia de Bordo, a Câmara Municipal de Ílhavo escolheu o “Bacalhau ao Cais” para lançar o segundo volume da coleção “A nossa mesa”: “Samos, caras e línguas: A Gastronomia do Festival do Bacalhau”, estando prevista a sua apresentação e venda em cada um dos jantares que integra a iniciativa.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.