Atlântico, Algarve
O Restaurante Atlântico, no Vila Vita Parc, abriu para mais uma temporada com pratos assinados por João Viegas, o chef natural do Algarve que sabe como ninguém interpretar os sabores regionais. Na nova carta reinam os vegetais, peixes e mariscos em pratos cheios de frescura para acompanhar os quentes e longos dias a sul. A carne não entra, apenas ingredientes da terra e do mar, num elogio ao melhor que o Algarve tem para oferecer, em dois menus de degustação de seis momentos, onde se pode provar a Caldeirada vegetal, batata-doce e plantas halófilas, que pode ter o acompanhamento de polvo, ou a Beringela fumada e cogumelos selvagens, a que se pode acrescentar o pargo.
Brilhante, Lisboa
Já sabemos que, no Brilhante, o palco é dado aos clássicos e o Chef Luís Gaspar acaba de estrear várias especialidades em todo o menu. Nas entradas chegam as Vieiras com puré de pastinaca, os Pithivier com foie gras e jus de vinho Madeira e já a chamar os dias mais quentes um fresquíssimo Tártaro de robalo com emulsão de coco, gengibre e lima.
Se nos pratos principais o Bife à Brilhante continua a ser a estrela, o mesmo vai agora estar muito bem acompanhado por dois novos pratos que se podem tornar grandes atrações, o caso do Robalo com risotto de espargos e beurre blanc de champagne e o Lobster roll.
Nas sobremesas, Claiton Ferreira, Chef Executivo de pastelaria do grupo Plateform, adicionou ao novo reportório um clássico Mil folhas de baunilha e caramelo, com gelado de baunilha de Madagáscar e para estreia de época uma Tarte de morango e ruibarbo, com gelado de nata, novidades que se fazem acompanhar das estrelas residentes Crème Brûlée e Soufflé de avelãs e chocolate.
Calhau Beach Club, Madeira
O Calhau Beach Club abriu para mais uma temporada de verão com uma carta descontraída, repleta de pratos de partilha. Este clube de praia, de estilo boho do Saccharum Resort é muito completo, inclui bar, restaurante, esplanada, zona de lounge com camas balinesas, é o espaço de eleição para os dias quentes. Carlos Gonçalves, chef Executivo da Savoy Signature, combinou na carta o exotismo com técnicas criativas opara uma viagem gastronómica com influências da América Latina e do Sudoeste Asiático e África Austral, desde Ceviches, Quesadillas, Tacos, Baos, Pitas, Frango Satay e outros pratos muito frescos e cheios de sabor. Os sunsets Tropical Beats são a melhor desculpa para se prolongar o dia de praia e ficar para experimentar a carta, beber bons cocktails ouvir música e aproveitar os pores do sol até às 22h.
Casario, Porto
Na nova carta, que acaba de ser lançada, os sabores do mar são a grande aposta da dupla de chefes Miguel Castro e Silva & José Guedes. Pratos como Enguia fumada com mostarda e mel, Rodovalho com arroz de lingueirão ou Lula recheada com paio Bísaro, marcam a proposta atual. Mantendo a linha condutora de sempre, que assenta no respeito pela autenticidade dos produtos nacionais e a sua sazonalidade, há ainda Coxa de pato com molho Périgueux e Beterraba assada com queijo e framboesa para provar no restaurante da Gran Cruz House.
Cavalariça, Évora
A cumprir um ano de vida em junho, a Cavalariça Évora não podia estar mais pronta para receber o verão. O pátio de inspiração mourisca, desenhado pelo arquiteto paisagista Louis Benech, está agora totalmente terminado, com as nespereiras carregadas e todas as fontes de azulejaria marroquina a funcionarem em pleno. A carta mantém pratos que já se tornaram dos mais procurados para quem visita a cidade a do Alto Alentejo, como a Tortilha e o Escabeche de coelho, mas adicionou novidades. É o caso do Choco salteado, batata nova ao sal, molho fumado de tinta de choco, esparregado; e o prato vegano Couve-Flor caramelizada, feijão-frade, pinhão e ervas aromáticas, entre outras novidades.
Gunpowder, Lisboa
A funcionar na Rua Azul desde novembro, o Gunpowder viajou de Londres – onde tem três restaurantes, um deles com um Bib Gourmand – até Lisboa, para abrir aquele que é o primeiro restaurante indiano contemporâneo do país. O projeto criado por Harneet Baweja, natural de Calcutá, já criou raízes na cidade, com pratos como a Tosta de camarão CPC e o Donute de Borrego a fazer sucesso nos pedidos. Porém, as adições ao menu continuam. Os pratos mais recentes são o Pato Chettinad com Oothappam, uma panqueca de arroz indiana recheada com um estufado decadente de pato, de comer à mão, sem pudores. Outra novidade é o Entrecosto glaceado com molho de Tamarindo, e o Frango Tandoori, uma receita clássica, mas aqui com uma marinada especial em feno grego e pó de manga. Além destas adições à carta, no mês de junho, o Gunpowder tem especiais de Santos Populares: Sardinhas panadas à moda de Kerala com pimenta Tellicherry e Sambal de tomate e ainda uma Bifana indiana, com mostarda de maçã.
Lab by Sergi Arola, Sintra
Nova temporada, novos sabores no restaurante liderado pelo chef catalão. O destaque vai para as famosas “Loucuras” de Sergi Arola, os amuse-bouche servidos na sala do 1º andar e que precedem o jantar. Se até agora este momento representava uma viagem à cozinha das tapas espanholas, agora a honra é dada a Portugal, com este momento composto por iguarias em formato finger food que percorrem o nosso país. Entre outros, há o Fóssil de caldeirada a representar o Algarve; o Marshmallow de licor de ginja de Óbidos, pelo Oeste; a Mini sandes de leitão, pela Bairrada; ou o Tártaro de carne mirandesa com canelone de alheira, a retratar Trás-os-Montes. No jantar propriamente dito, o Lírio curado com xerém à Bulhão Pato, caril verde e rebentos de jalapeño é uma das novidades, assim como as clássicas Molejas, agora acompanhadas de cenoura algarvia, molho fricassé de vermute e jus de vitela.
Lota D'Ávila, Lisboa
A partir do início de junho, a Lota passa oficialmente a fazer parte dos talentos do chef Hugo Candeias. Depois de ter criado casa no Ofício, que ganhou um BibGourmand no final de 2022, Hugo Candeias acaba de mudar o menu do mais recente projeto do grupo Paradigma, esta marisqueira moderna nas Avenidas Novas. Claro que o Marisco ao natural, os Peixes frescos e as Mariscadas continuam a ser o grande foco do restaurante, mas há dezenas de entradas frias e quentes novas. É o caso da Salada de tomate com vinagrete de framboesa; o Gaspacho de abacate com cavala curada, as camarinhas fritas, e os Peixinhos da horta com maionese de pimentão. Nas sobremesas, a Lota ganha agora acesso à famosa Tarte de queijo Dona by Hugo Candeias, e ainda introduziu uma Mousse de chocolate com sabayon de Madeira, Tarte folhada com morango e chantilly e Arroz doce crocante.
Midori, Sintra
Entrar no Midori é entrar num universo à parte, onde nos abstraímos do mundo lá fora, ideal para uma dedicação quase total ao que se serve à mesa. Os novos pratos espelham a identidade da cozinha: um encontro perfeito entre a gastronomia japonesa e os ingredientes e sabores portugueses. Exemplo disso é o Mukozuke – um Sashimi de shimesaba com tomate que se pode equiparar ao nosso "peixe frito com arroz de tomate". Outra novidade é o Sakana - um Yakimono de toro e batata em diferentes texturas – uma barriga de atum, marinada de ponzu e ligeiramente braseada, acompanhada de espuma e crocante de batata, cebola nambazuke (na foto). Há outros novos pratos na carta, que se podem provar em dois menus de degustação – o Kiri e o Yama (8 e 9 momentos, respetivamente) – que inclui novas sobremesas feitas de ingredientes tão deliciosos quanto surpreendentes, como o Caranguejo das neves ou a Batata e Miso.
Ofício, Lisboa
A carta do Ofício é estável, mantendo pratos que fizeram furor em Lisboa em apenas dois anos, e que não poderiam ser retirados do menu, correndo o risco de criar motins no Chiado. É o caso do Tártaro com tutano ou da mítica Tarte de queijo. Porém, periodicamente o Ofício adiciona novos itens, além dos pratos de temporada, que o restaurante espirituosamente apelida de “Pegar ou Largar”. Algumas das mais recentes estrelas a brilhar no firmamento são: as Gambas à Guilho, numa versão bem diferente do tradicional, com a gamba do Algarve servida crua, e o Bolo de bolacha coberto com chocolate branco tostado.
Pica-Pau, Lisboa
A carta do Pica-Pau sofreu algumas alterações, mas o ADN da cozinha liderada pelo chef Luís Gaspar mantém-se: bom produto e respeito máximo pela tradição, sem reinterpretações, mas, sim, comida para todos os dias, honesta, que nos leva à infância e a sabores que conhecemos bem. Entre os novos pratos, constam clássicos como Bacalhau assado na brasa com batata a murro, Arroz de tamboril e camarão, Moelas, Bochechas de porco com puré de batata ou o afamado Pão de Ló.
Rocco, Lisboa
A temporada de verão traz novos pratos à zona do Ristorante, a área dedicada à cozinha de Itália do Rocco. As novidades são inspiradas em clássicos que nos remetem para a beira-mar: o Carpaccio de robalo, com as finíssimas tiras do peixe a refrescarem os sentidos, os Ravioli verdi di ricotta e spinaci com molhos de quiejos e noz pecan, o Spaghetti alle vongole inclui ameijoas da ria Formosa, e a Tagliata di Manzo para os amantes de carne, fazem agora parte da oferta do restaurante, onde a beleza de cada prato combina com o cenário em volta. Os mais atentos conseguem acompanhar todas as confeções, ali mesmo ao lado na cozinha aberta na extremidade da sala, onde a massa fresca, por exemplo, e todos os empratamentos são feitos à vista de todos.
Terraçu's, Douro
À mesa do restaurante Terraçu’s, voltado para os sinuosos vales do Douro, qualquer almoço se torna numa experiência inesquecível. Confirmando a preferência por produto da época e fornecedores locais, a nova carta apresentada pelo chef André Carvalho traz-nos boas novidades, como o Salmonete corado com favas e corante de tinta de choco ou ainda o Cheesecake de cereja, framboesa e mousse de iogurte, uma opção refrescante para fechar a refeição. Para os mais indecisos, o menu de degustação de quatro momentos é mais uma boa desculpa para viajar até à Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, o único membro da Relais & Châteaux na região.
Comentários