Sem grande surpresa, fica em Itália, ou não fosse aqui a Meca dos gelados. A surpresa é que fica numa pequena vila, no coração da Toscana, San Gimignano, e foi por acaso que descobrimos este lugar durante a nossa viagem pela região.

Estamos a falar da Gelateria Dondoli, uma pequena loja situada na Piazza della Cisterna, que venceu por quatro anos consecutivos (entre 2006 e 2009) o prémio de melhor gelado no Ice Cream World Championship. Contudo, se não fosse a fila de gente que se estende quase até ao centro da praça, passaria facilmente despercebida.

São seguidores daquela máxima que diz que se um restaurante tem muita gente é porque vale a pena? Nós somos, e mais uma vez confirmou-se a regra.

A fila pode ser intimidante, mas avança muito rápido e em poucos minutos já estarão a escolher o vosso gelado.

San Gimignano e Volterra: uma viagem até ao coração da Toscana
San Gimignano e Volterra: uma viagem até ao coração da Toscana
Ver artigo

Embora não faltem os clássicos sabores de fruta, o grande destaque vai para os sabores de autor, criativos e executados na perfeição. A variedade é muita e dá vontade de provar tudo, mas como temos de escolher, aqui fica a nossa seleção, só para abrir o apetite.

Curva Fiesole, de ricota e mirtilos, com Venera Nera, de amora e lavanda, e um cone com Crema di Santa Fina, de açafrão e pinhões com chocolate Amedei, um chocolate produzido na Toscana, considerado o melhor do mundo por quatro vezes.

E se pensam que saborear o melhor gelado do mundo é coisa para vos levar umas notas, vão ficar (agradavelmente) surpreendidos por saber que o preço varia entre os 2,20 e os 6 euros.

Então, já estão com água na boca? Esperem até ver a fotogaleria. Se faltavam razões para visitar San Gimignano, aqui têm mais uma.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.