O nome desta iguaria tem origem na frase irlandesa “arán bocht tí”, que significa “pão da casa pobre” e a receita pede que batata crua ralada seja misturada com farinha e sal e frita na manteiga. 

É muitas vezes servida ao pequeno almoço com bacon e ovos ou com salmão fumado e queijo creme.

INGREDIENTES

  • 500 g de batatas
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 50 ml de leitelho
  • 50 g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga

PREPARAÇÃO

Lave as batatas, rale-as grosseiramente em cima de um pano de cozinha limpo e torça o mais que consiga para extrair o máximo de líquido possível para uma tigela. Deixe descansar por 20 minutos e, enquanto isso, espalhe as batatas para secar.

Com cuidado, despeje o líquido da tigela, retendo o pó branco e amiláceo que se vai aglomerar no fundo. Em seguida, adicione as batatas, o sal e o buttermilk. Misture farinha suficiente para formar uma massa com as batatas.

Aqueça a manteiga numa frigideira com cerca de 20 cm de diâmetro, em fogo médio. Quando formar espuma, adicione a mistura de batata e achate com uma colher para preencher o fundo da frigideira e ficar com a forma de uma panqueca. Abaixe o fogo e deixe cozinhe por cerca de 15 minutos. Quando um lado estiver dourado, solte cuidadosamente das bordas e vire com a ajuda de um prato. Adicione um pouco mais de manteiga se a frigideira parecer seca. Cozinhe por mais 15 minutos, até dourar dos dois lados.

Retire da frigideira e sirva quente. 

Casablanca desde 107€