- Sai um cà phê para a mesa mười chín, por favor!

Vínhamos desiludidos com a oferta de café na China, difícil de encontrar em qualquer esquina – como estamos habituados em Portugal – e a preços exorbitantes, quando comprado num dos novos estabelecimentos especializados que invadem as grandes cidades. Sabemos que os chineses são do chá, não do café, mas esta nova vaga de coffee shops, com baristas treinados para extrair o melhor de cada grão de café parece agradar a algum público. E em cidades grandes, algum público significa um nicho apetecível e, aos preços praticados, torna o café um negócio lucrativo. Chegamos a pagar 8 euros por um café, certamente de raciocínio toldado pela síndrome de abstinência!

Beber café no Vietname: uma experiência única
créditos: Menina Mundo

Ao contrário da China, o Vietname é do café, aliás é o segundo maior exportador de café do mundo e um café vietnamita é uma experiência: o tempo fica suspenso quando se para para tomar café, um café vietnamita. A chávena, como a conhecemos, vem para a mesa coberta por um phin – filtro metálico – que se assemelha a uma outra chávena, neste filtro é colocado o café em pó e sobre ele vertida água quente, até ao cimo, cobre-se o filtro e espera-se. O café denso, torrado, de sabor profundo mas com notas adocicadas, verte – gota a gota – para dentro da chávena: está pronto a ser saboreado.

Beber café no Vietname: uma experiência única
créditos: Menina Mundo

Estamos habituados a apreciar um café – o cimbalino tripeiro – com uma boa dose de espuma, mas aqui não é o caso, o negro profundo, livre de espuma, não deixa ver o fundo da chávena e a sua textura aveludada enche-nos o palato.

Apesar da riqueza da cerimónia do café tradicional vietnamita, quando o calor aperta cria-se a desculpa perfeita para um cà phê đá (café vietnamita com gelo). A variedade não se esgota na diferença de temperatura ou na forma de o servir, é possível encontrar várias combinações como o cà phê sua đá (café gelado com leite condensado), o sua chua cà phê (café com iogurte), o cà phê trung (café com gema de ovo e leite condensado batidos) ou versões mais modernas que juntam café e fruta em smoothies.

Nós, que somos – muito – do café e sempre o apreciamos quente, preto e com muita espuma, rendemos-nos ao refrescante café preto gelado e, não raras vezes, à sua versão doce e cremosa, com leite condensado: uma delícia!

Sai mais um cà phê para a mesa mười chín!

Beber café no Vietname: uma experiência única
créditos: Menina Mundo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.