Madalena Vidigal é de  Cascais, mas mudou-se para Évora recentemente. É agricultora, assim como formadora e consultora de enoturismo e, como ela diz, "mãe" de uma vinha no Alentejo. O vinho e as suas origens, são uma das suas paixões, assim como viajar. "O Enoturismo é um estilo de vida para mim, viajo pelo mundo de copo na mão", conta-nos Madalena.

A sua paixão pelo vinho começou numa viagem a Moçambique, onde provou um vinho da África do Sul. "Tinha 24 anos e a partir daí fique fascinada com o vinho: a sua historia, as pessoas que o fazem, as paisagens onde nasce, todas as técnicas de vinificação diferentes.... Já viajei pelos 5 continentes a visitar adegas mas se me perguntarem, vou sempre dizer o vinho português é o melhor do mundo, claro!".

Em 2015, Madalena teve a oportunidade de acompanhar a produção do primeiro guia de Enoturismo de Portugal, onde viajou de norte a sul do país, tendo visitado muitas adegas. "Fiquei tão fascinada - com isto de conhecer o país e a sua cultura através do vinho - que achei que era a minha missão partilhar este 'tesouro' com mais gente e aí surgiu o blog nesse mesmo ano", explica a autora do blog Entre Vinhas, um blog inteiramente dedicado ao Enoturismo.

Ao longo destes anos a trabalhar na área, Madalena percebeu que muita gente, antes de se aventurar no enoturismo, sente necessidade de entrar no mundo do vinho: falar a sua língua, descobrir os seus segredos...

5 Minutos de Vinho
5 Minutos de Vinho créditos: Entre Vinhas

Como recebe muitas questões sobre vinho, teve a ideia do podcast "5 Minutos de Vinho", dedicado a responder àquelas perguntas que muita gente quer saber, mas tem vergonha de perguntar. De uma forma simples e descontraída, Madalena vai "descomplicando" o vinho, episódio a episódio.

"Se por um lado explico o que são castas e terroir e como se faz espumante, também dou dicas de como provar vinho, como escolher um vinho no supermercado, como comprar vinho para oferecer a amigos", explica. Até agora, o feedback tem sido muito positivo.

"Tenho tido muito bons comentários, bastante inesperados até. Inclusive de ouvintes do Brasil. O que mais me dizem é que a duração do podcast é óptima para cada tema, que explico tudo de forma clara e que têm aprendido muito", conta a autora.

O podcast tem novo episódio todas as quintas-feiras e sempre acompanhado pela sugestão de um vinho escolhido pela autora. Está disponível no Spotify, Apple Podcast, Castbox e Google Podcast.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.