Praia, história, cultura, gastronomia de tradição mediterrânea e a Ria Formosa. Muitas são as coisas para ver e fazer em Faro.
Espreite este roteiro de três dias para descobrir as melhores.
Dia 1: Centro Histórico
Comece a semana mergulhando na história da cidade, com um passeio a pé pelo seu belo Centro Histórico. O Arco da Vila dá acesso à "vila adentro". Aqui encontra-se a Porta Árabe do século XI, o arco em forma de ferradura mais antigo do país. Era por esta porta que entrava quem chegava por mar. Percorra as ruas estreitas e emaranhadas e explore os seus recantos. Visite o Museu Municipal / Convento de Nossa Senhora da Assunção, do século XVI — muitos dos achados arqueológicos que testemunham a história da cidade se encontram aqui.
Siga até à ao Largo da Sé e visite a histórica catedral da cidade. Apesar de grande parte da estrutura atual datar de meados do século XVIII, por ter sido reconstruída após o devastador terremoto de 1755, as partes mais antigas foram erguidas em 1251 após a reconquista cristã no local antes ocupado por uma mesquita, o resultado é uma bela miscelânea de estilos renascentista, medieval e gótico.
Passe pelas duas torres de vigia que protegiam o Arco do Repouso, assim chamado porque, segundo a lenda, foi aqui que D. Afonso III descansou durante a conquista de Faro e faça uma curta caminhada até a Capela dos Ossos — uma capela feita de ossos e crânios de mais de 1.000 monges do século XIX.
Fora do perímetro das muralhas, encontra uma cidade diferente, reconstruída após o terramoto onde se destaca o romântico Teatro Lethes, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de São Pedro, decoradas nos estilos barroco e rococó.
A Rua de Santo António tem muitas lojas e restaurantes e é um ótimo lugar para almoçar. Foi aqui que se estabeleceu uma influente comunidade judaica no século XIX, cuja presença é até hoje atestada pela Sinagoga e Centro da Herança Judaica onde pode visitar o museu que conta a história do povo judeu em Faro.
Termine o passeio no Jardim Manuel Bívar. Tome um refresco ou um café e aproveite para ficar a relaxar numa esplanada até à hora de jantar. Os restaurantes ao longo da ria servem delícias gastronómicas, onde se destacam os peixes e mariscos cozinhados na cataplana, utensílio de cobre típico do Algarve, que se acredita ser de origem árabe.
Dia 2: Ria Formosa
Passe a manhã a explorar o Parque Natural da Ria Formosa, uma região de zonas húmidas, lagoas e ilhas paralelas à costa. Esta área é rica em vida marinha e pássaros, e os passeios de barco são uma ótima maneira para os observadores de pássaros avistarem cegonhas, colhereiros, flamingos e muitos mais.
Ao longo da faixa de areia que separa a ria do mar, encontram-se praias como as das ilhas de Faro, Farol, Culatra e Deserta.
Pode ler mais sobre a Ria Formosa aqui.
De tarde regresse à cidade e relaxe na Praia de Faro. Com 5 km de areia dourada à sua disposição pode escolher ficar debaixo do chapéu de sol, ir a banhos no mar ou praticar atividades como surf ou paddle boarding. Prefere algo mais calmo? Apanhe um barco até à Ilha Deserta e aproveite as praias mais tranquilas.
No estuário operam serviços regulares de barco com saída do Cais da Porta Nova, que o podem levar até esta e outras ilhas onde o relaxamento é garantido.
Dia 3: Milreu e Estoi
Faça uma curta excursão fora da cidade, até à Villa Romana de Milreu, uma das mais belas ruínas romanas do Algarve. Aqui vai encontrar vestígios de um templo romano e um balneário com mosaicos que datam de milhares de anos.
Visite depois Estoi e não deixe de fazer uma paragem no famoso Palácio de Estoi, uma obra-prima da arquitetura que combina elementos dos estilos barroco, rococó, neoclássico e romântico.
O palácio, com paredes cor de rosa e tetos altos, maravilhosamente decorados, data do século XIX e foi restaurado à sua antiga glória. Atualmente abriga um hotel de luxo que pode visitar mesmo não sendo hóspede.
Para mais roteiros e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram.
Comentários