Foto: VisitBritain

As plantações de lavanda do Reino Unido estão em flor durante o mês de agosto e até o início de setembro. Durante este período é possível admirar esta explosão de beleza lilás em todo o país, principalmente nos ondulantes campos de Hampshire.

Conheça sete campos de lavanda para explorar no país

1. Cotswold Lavender - Cotswold Hills

Com vista para o Vale de Evesham, esta quinta familiar cultiva lavanda desde 1999, favorecida pelo famoso solo calcário dos Cotswolds. Há quase 230 quilómetros de fileiras de lavanda para explorar (e muitas oportunidades para fotos), bem como jardins de camomila, que se parecem com um campo cheio de margaridas durante os meses de verão.

Depois da colheita no final de agosto e início de setembro, a quinta produz uma variedade de artigos à base de lavanda, como géis de banho, hidratantes, difusores de aroma e trufas de chocolate com infusão de lavanda.

Lavanda
Long lines of flowering lavender plants, with bright purple flowers. Aromatic plant grown for the flowerheads and the aromatic oils. créditos: ©VisitBritain/Charlie Waite

Onde: Hill Barn Farm, Snow Hill, Broadway, Worcestershire WR12 7JY
Quando: Junho a agosto, diariamente das 9h às 17h.
Entrada: £3.50 para adultos; gratuito para crianças de até 5 anos.
Como chegar: De comboio (estação mais próxima: Moreton-in-Marsh, a 9,6km de taxi); ou de carro (2h50 de Londres).
www.cotswoldlavender.co.uk

2. Somerset Lavender - próximo a Bath

A Fazenda Horsepond, em Somerset, cultiva mais de 20 variedades de lavanda. Os visitantes podem caminhar entre as fileiras coloridas acompanhados por abelhas, borboletas e aves. O Healing Garden da quinta é outro atrativo, repleto de plantas medicinais como tomilho, hortelã e flor-de cone.

Onde: Somerset Lavender, Horsepond Farm, Faulkland, Somerset BA3 5WA
Quando: Maio a setembro, quartas a domingo, das 10h às 17h.
Entrada: Gratuita
Como chegar: 1 hora de autocarro ou 20 minutos de carro a partir de Bath.
www.somersetlavender.com

3. Mayfield Lavender - North Surrey Hills

Mayfield Lavendar é um dos campos de lavanda mais populares de Inglaterra. Além de cultivar quilómetros de flores roxas perfumadas, também oferece safáris de abelhas, ideais para futuros apicultores – o local oferece cursos de introdução à apicultura. Passeios pelo apiário também estão no programa, que inclui degustação de mel diretamente da colmeia.

Mayfield Lavender
Mayfield Lavender créditos: ©VisitBritain/Fatma Mohamed

Onde: Hartley Park Farm, Selborne Road, Alton, Hampshire GU34 3HP
Quando: Junho a setembro, diariamente das 9h às 18h.
Entrada: £1 por adulto, gratuito para menores de 16 anos.
Como chegar: De comboio a partir da estação Victoria em Londres até East Croydon, continuando de autocarro 166 até à paragem Oaks Park na Carshalton Road (o trajeto inteiro leva cerca de 1 hora).
www.mayfieldlavender.com

4. Hitchin Lavender - Hertfordshire

A pequena cidade de Hitchin, que já foi uma das duas únicas grandes áreas de cultivo de lavanda na Inglaterra, atrai dezenas de milhares de visitantes aos seus campos a cada verão. Além da famosa lavanda, os girassóis locais também florescem no final de agosto, criando uma bela combinação de cores. Uma lembrança muito apreciada vendida no local é o gin caseiro Hitchin Lavender, em garrafas especiais.

Onde: Cadwell Farm, Ickleford, Hitchin, Hertfordshire SG5 3UA
Quando: Maio a setembro, diariamente das 10h às 17h.
Entrada: £5
Como chegar: De comboio a partir da estação King's Cross em Londres até Hitchin (que leva cerca de 1 hora), seguindo depois de táxi até à quinta.
www.hitchinlavender.com

5. Norfolk Lavender - Norfolk, East Anglia

Fundada em 1932, a Norfolk Lavender possui quase 40 hectares de campos de lavanda, além de uma destilaria de óleo de lavanda, loja de presentes e um restaurante que serve produtos de origem sustentável. O mel com infusão de lavanda disponível para venda é uma lembrança apreciada.

Lavanda
Farmer's Lavender Fields créditos: Ted Edwards

Onde: Caley Mill, Norfolk Lavender, Lynn Rd, Heacham PE31 7JE
Quando: Aberta o ano inteiro, mas as melhores épocas para visitas são de maio a agosto.
Entrada: Gratuita
Como chegar: De comboio a partir da estação King's Cross em Londres até King's Lynn, seguindo depois de táxi até à quinta (45km).
www.norfolk-lavender.co.uk

6. Lavanda Kentish - Kent

Perto da vila de Shoreham, em North Kent, fica Castle Farm, um dos maiores produtores de lavanda do Reino Unido. A quinta foi fundada em 1892 pela Família Alexander e mantém-se como uma empresa familiar até hoje, cultivando também maçã, lúpulo, ameixa e nabo.

A alfazema foi introduzida em 1998 para produzir óleos essenciais. Além do cenário perfeito para fotos dos seus campos em plena floração, o local oferece diferentes passeios. The Hop Shop vende uma variedade de produtos, como remédio para dormir com óleo de lavanda, mel e cestas de alimentos gourmet com infusão de lavanda.

Onde: Castle Farm, Redmans Lane, Shoreham, Sevenoaks, Kent TN14 7UB
Quando: Aberta o ano inteiro, mas a melhor época para visitar decorre entre a metade de junho até ao fim de julho. De segunda a sábado das 9h às 17h, domingos das 10h às 17h.
Entrada: Gratuita. Tour pelos campos: £5/6 por pessoa.
Como chegar: De carro, 50 minutos a partir de Londres.
https://www.castlefarmkent.co.uk

7. Yorkshire Lavender - York

Escondida em Howardian Hills, considerada Área de Impressionante Beleza Natural (AONB), trata-se de uma quinta de 24 hectares na encosta repleta de lavandas brancas, rosas, azuis e roxas durante o verão. As atividades no local incluem um labirinto de lavanda, jardins de esculturas, o Mediterranean Dry Garden e o maior tabuleiro ao ar livre do jogo de Cobras e Escadas de Yorkshire.

Lavanda
créditos: ©VisitBritain/ Alex Peyton

Onde: Yorkshire Lavender, Terrington, York, North Yorkshire, YO60 6PB
Quando: De abril a novembro, diariamente das 10h às 17h.
Entrada: Gratuita
Como chegar: A partir de York, são 30 minutos de carro ou 1 hora de autocarro na rota 180 em direção ao Castelo Howard.
www.yorkshirelavender.com

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.