Quando visitar?
Idealmente recomendaria visitar Liubliana de maio a outubro, quando as temperaturas são mais amenas. No entanto, diria para não excluírem visitar a cidade nos restantes meses do ano, pois pode ser igualmente interessantes.
Como chegar a Liubliana?
Ainda não existem voos diretos a partir de Portugal, mas é possível chegar até a capital eslovena com uma curta escala noutras cidades europeias.
Quantos dias são necessários para visitar Liubliana?
O centro de Liubliana é relativamente pequeno e facilmente se percorre a pé. Além disso, a lista de pontos de interesse a visitar em Liubliana também não é excessiva. Deste modo, um dia na cidade já é um bom ponto de partida para quem quiser ficar a conhecê-la razoavelmente bem.
O que visitar em Liubliana?
Parque Tivoli
Com uma área extensa, este é o maior parque da cidade. Aqui poderão dar um belo passeio, enquanto apreciam algumas das árvores bonitas que lá habitam. Existe também um lago, onde poderão encontrar no centro a escultura Ribe, e ainda uma estufa de plantas exóticas.
Praça do Congresso
Esta visita a Liubliana continua com uma visita a uma das suas famosas praças – a Praça do Congresso (Kongresni trg). Vale a pena parar aqui para explorar a pequena praça e ainda admirar a beleza exterior de muitos dos edifícios que lá existem (muitos deles governamentais).
Casa Vurnik
Aproveitem também para dar um saltinho à Casa Vurnik. É certamente um dos edifícios mais engraçados de Liubliana.
Praça Prešeren (Prešernov trg)
Outros dos locais que não pode faltar a quem está a visitar Liubliana é a Praça Prešeren – bem catita para tirar mais algumas fotos. A praça como um todo é lindíssima, mas o que realmente se sobressai é a Igreja Franciscana da Anunciação.
Ponte Tripla (Tromostovje)
A partir da praça Prešeren podem atravessar para o outro lado da cidade. A ponte Tripla conecta esta parte mais recente de Liubliana (Praça Prešeren) ao centro histórico da cidade (Mestni Trg). É provavelmente uma das imagens de marca mais conhecidas da cidade e, tal como o nome indica, é na realidade um conjunto de três pontes pedonais. Nas pontes encontram também umas escadas que permitem descer até às margens do rio Liublianica, onde existem alguns restaurantes e bares.
Praça do Município e Fonte de Robba
O passeio prossegue, percorrendo muito calmamente as várias ruas por onde vamos passando que são, por si só, muito fotogénicas. Esta foi claramente uma das minhas partes preferidas ao visitar Liubliana. A cada passo que dava, era mais uma foto que tirava.
Chegamos, então, à fonte de Robba (Robbov vodnjak), também conhecida como a Fonte dos Três Rios Carniolanos. Localizada na praça municipal de Liubliana (Mestni Trg), esta fonte é também um dos sítios mais emblemáticos da cidade.
Catedral de Liubliana
Este itinerário de Liubliana continua na sua catedral, também conhecida como a Igreja de São Nicolau. Inicialmente uma igreja do estilo gótico e convertida para o estilo barroco no século XVIII, a Catedral salta à vista enquanto passeamos no centro histórico da cidade. Aproveitem para dar aqui um saltinho – a visita é gratuita!
Castelo de Liubliana (Ljubljanski Grad)
Como seria de esperar, o castelo situa-se num alto e, por esse motivo, é um dos melhores pontos para conseguir vistas excelentes sobre a cidade. Se só pudesse recomendar um local para visitar em Liubliana, certamente seria este. As vistas são inacreditáveis.
Para subir ao castelo, aproveitem o funicular disponível. É uma excelente opção para tornar esta subida bem mais agradável. O preço de visita ao castelo incluindo a viagem de ida e regresso de funicular é de 13€ por adulto. É também possível comprar separadamente a viagem de funicular uma vez que o pátio do castelo pode ser visitado gratuitamente.
Ponte dos Talhantes (Mesarski most)
Sigam caminho para a Ponte dos Talhantes – uma ponte diferente das restantes na cidade. Mais moderna, nesta ponte terão bonitas vistas sobre o rio Liublianica. Esta é também considerada a “ponte do amor” da cidade – é aqui os casais colocam os seus cadeados antes de atirarem as chaves ao rio. A ponte foi construída em 2010 e desenhada há mais de 100 anos pelo famoso arquiteto esloveno Jože Plečnik. Na ponte poderão também encontrar várias esculturas e estátuas do escultor Jakov Brdar.
Nas proximidades da ponte, aproveitem também para deambularem pelo Mercado Central (Glavna trznica). Este mercado tem 3 partes distintas: uma ao ar livre onde se podem comprar produtos frescos ou flores, uma parte interior onde se vendem produtos regionais e ainda uma arcada adjacente ao mercado com alguns cafés.
Ponte do Dragão (Zmajski Most)
Por fim, antes de deixar para trás o centro histórico de Liubliana, visitem a Ponte do Dragão. Construída no início do século XX sobre o rio Liublianica, a ponte conta com 4 estátuas de dragões. Para além desta ponte, existem vários dragões espalhados pela cidade – afinal este é o símbolo da cidade de Liubliana.
Rua Trubarjeva
Atravessando a ponte do Dragão, podem seguir caminho até à rua Trubarjeva, onde irão encontrar um estilo bem diferente daquele existente no centro histórico de Liubliana. Com bastante comércio local mais pequeno, vale a pena explorar esta zona da cidade. Infelizmente, quando aqui estive, a rua encontrava-se totalmente em obras e, por isso, não estava no seu esplendor máximo. Mesmo assim, aproveitem parar num dos vários cafés que existem ao longo da rua.
Metelkova Mesto
E para diversificar um pouco esta visita porque não visitar Metelkova Mesto? Este espaço é diferente de tudo aquilo que é possível encontrar no resto da cidade. Surgindo do aproveitamento de um antigo quartel do exército, este local é atualmente um centro cultural e social. A história deste espaço inicia-se em 1991 com o fim da Jugoslávia. Nessa altura, um conjunto de organizações pediu permissão à cidade de Liubliana para utilizar o espaço para processos criativos. Apesar de algumas controvérsias associadas à ocupação deste lugar ao longo dos anos, este é um sítio ocupado por ativistas, estudantes e artistas.
Liubliana será sempre um bom ponto de partida para uma road trip pela Eslovénia - veja aqui um roteiro de cinco dias ou o artigo original com mais dicas sobre a cidade.
Comentários