O Lago Bohinj é  o maior lago da Eslovênia. Pode ser um pouco menos conhecido que o Lago Bled, mas não fica a dever nada em beleza ao seu ilustre vizinho. Está localizado dentro do Parque Nacional Triglav, um dos parques nacionais mais antigos da Europa e tem origem glacial.

As suas águas frescas e cristalinas são envolvidas por uma paisagem selvagem, ainda  intacta, que permite viver experiências fantásticas de contacto com a natureza. O lago congela muitas vezes no inverno, mas no verão, as suas águas chegam a atingir os 24º C à superfície. É o destino perfeito para relaxar, apanhar banhos de sol e nadar, mas sobretudo para praticar qualquer atividade aquática como canoagem, mergulho ou kayak. 

Quem gosta de caminhar ou andar de bicicleta também encontra aqui o paraíso, já que o lago oferece um conjunto de percursos pedestres que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Em Bohinj é possível alugar barcos à vela, canoas, caiaques e bicicletas de montanha.

Como chegar ao Lago Bohinj

Bohinj fica a cerca de 1 hora e meia de carro de Ljubljana e é fácil encontrar operadoras turísticas que ofereçam essa excursão a partir da capital da Eslovénia, mas para quem preferir ir sozinho e não alugar um automóvel, a melhor solução é apanhar um autocarro para o lago. O autocarro parte de Avtobusna postaja Ljubljana (estação central de Ljubljana) em direção a Pod Voglom (Lago Bohinj ), leva cerca de 2 horas, com todas as paragens e o bilhete de ida custa entre 5 € e 18€.

O que ver e fazer no Lago Bohinj

A trilha de caminhada em redor do lago tem 12 km de extensão e leva cerca de 5 horas a completar, mas para quem não aprecia caminhada, há barcos de excursão que partem de Ribčev Laz (extremidade leste do lago onde fica o centro de informações) para Bohinj Zlatorog / Ukanc (extremidade oeste do lago) e vice-versa. 

Durante os meses de verão os barcos são frequentes, mas na baixa temporada o número de viagens diminui. 

4 km a oeste do Lago Bohinj, encontra-se outra atração muito popular — a Cascata Savica, que pode ser alcançada a pé ou de carro. À entrada encontra-se um parque de estacionamento e um café-restaurante. 

Para chegar até à plataforma de observação da cascata tem de se subir mais de 500 degraus (20 a 25 minutos) a partir da entrada.

Do extremo oeste do lago, perto do Hotel Zlatorok, há também um teleférico para o Monte Vogel, de onde se tem uma vista espetacular do Lago Bohinj. O teleférico passa a cada 30 minutos e a viagem até ao topo leva de 6 a 7 minutos..

Outra atração da região é a trilha que percorre o Desfiladeiro Mostnica. A trilha tem cerca de 2 km e no final da trilha encontra-se a cascata Mostnica.

Passar a noite em Bohinj

Há acomodação a uma curta distância e até à beira do lago em Ribčev Laz, Ukanc e em Stara Fuzina. A maioria dos alojamentos são acomodações privadas, estilo B&B, mas também há pequenos hotéis e um parque de campismo.

Quem viajar com crianças, pode preferir ficar hospedado no Aquapark Bohinj que está ligado ao Bohinj welness ECO Hotel.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram