A editora "Foge comigo!" lançou o 8º título da sua colecção Foge comigo! – Guias de destinos: Serra do Bussaco – Mealhada, Mortágua e Penacova.

Foi neste território quese fixaram os monges que cuidaram, ao longo de vários séculos, de um bem precioso – a Mata Nacional do Bussaco – que hoje se afirma como uma formação florestal única em Portugal e à escala mundial, e cuja candidatura a Património Mundial da Humanidade (UNESCO) já se encontra em andamento.

Venha descobrir o que Napoleão não conseguiu conquistar. De vontades soberanas aqui se erigiu uma vez um palácio, que se quis real, mas que nunca o chegou a ser. Nele estão retratados os episódios de invasões que marcaram a História de Portugal, que pretenderam tomar este território, mas que nunca o conseguiram.

Palace Hotel do Bussaco
Palace Hotel do Bussaco créditos: Paulo Rocha Monteiro

Leitão, Lampantana ou Lampreia? Nos carris da Linha da Beira Alta ainda residem histórias que hoje passam de geração em geração através dos relatos de quem agora se aventura pelo asfalto da mítica Estrada Nacional 2.

Mas a Serra do Bussaco também nos deslumbra pelas suas paisagens, pelas suas águas de excelência e pelo bom ar que aqui se respira, que em tempos movia as velas do seu conjunto de moinhos. Convida-nos a explorar a sua Grande Rota, com 56km. Junta-nos à mesa para saborearmos as especialidades gastronómicas da região, das quais se destacam o Leitão da Bairrada, a Lampantana e a Lampreia – e vários docese vinhos.

Há um novo guia para explorar a Serra do Bussaco
créditos: Foge comigo!

Carimbe a sua visita. Pela primeira vez, o Papa-figos desafia-nos a coleccionar carimbos no seu guia que comprovam a nossa passagem por este território. Há 6 carimbos à sua espera – dois por cada concelho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.