Agora que as viagens voltam a ser uma possibilidade, para inspirar futuras aventuras e criar memórias, o Museu do Oriente organiza um workshop sobre Fotografia de Viagem, no dia 26 de fevereiro, e a Conferência “O que é a Índia?”, a 5 de março.

Como preparar uma reportagem de viagem, o que retratar, como abordar as pessoas e qual a hora ideal para fotografar, são alguns dos conceitos partilhados no workshop de Fotografia de Viagem, pelo fotógrafo Nuno Lobito (na foto deste artigo).

Além dos princípios básicos da fotografia digital, e a sua aplicação criativa em todos os tipos de projetos, o programa inclui a análise de diferentes estilos fotográficos, o planeamento de uma reportagem, critérios de edição e uma saída de exteriores com posterior tratamento das imagens realizadas.

Para quem se interessa por Fotografia e tudo o que esteja relacionado com viagens, esta é a oportunidade ideal para aprender a analisar os pontos de interesse do destino e, quem sabe, tornar-se um verdadeiro repórter.

“O que é a Índia?” é o que Jorge Vassallo explica no dia 5 de março, durante uma conferência, de entrada gratuita, que conta ainda com a participação da antropóloga Rosa Maria Perez e da banda SENZA, cujas composições são inspiradas em viagens.

Da nostálgica memória da primeira vez que aterrou em Bombaim, ao emocionante “dar-de-frosques” no rebentar da pandemia, Jorge Vassallo revisita várias aventuras, no decorrer desta palestra, como o dia em que foi convidado para a festa de aniversário do marajá de Jaipur, a queda de mota em Goa, que o levou aos meandros de Bollywood e que transformou a sua vida, o mês que viveu paredes-meias com um canibal que era descendente de Robert Louis Stevenson, e os 5.000 quilómetros em cima de uma vespa que não era bem uma Vespa, entre muitas outras.

Jorge Vassallo
Jorge Vassallo créditos: Museu do Oriente

A Índia está presente no imaginário de Jorge Vassallo desde muito cedo. Bisneto do último Governador Geral da Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu), cresceu rodeado de referências a este país. Licenciado em Publicidade no IADE, trabalhou vários anos como copywriter, tirou um curso de Escrita Criativa e incursou, também, na produção de filmes e eventos.

No entanto, foi quando trocou as agências e as campanhas por uma vida dedicada às viagens e aos livros, que finalmente encontrou a sua vocação, tendo sido tour leader na Ásia durante uma década.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.