A 9 de novembro deste ano, celebra-se o 35º aniversário da queda do Muro de Berlim. Uma cidade que, desde então, não parou de reiventar-se, de crescer e de apostar na cultura. Nos próximos meses, uma multiplicidade de eventos artísticos e culturais, bem como aniversários em 2024 e no próximo ano transformarão a cidade num centro de atração para visitantes de todo o mundo.
35 anos da queda do Muro
A queda do Muro de Berlim, a 9 de novembro de 1989, foi um dos acontecimentos mais significativos da história recente e marcou uma nova era de liberdade para Berlim.
Assim, na agenda da cidade está planeada uma grande variedade de eventos e celebrações com reputados convidados internacionais. Por volta de 9 de novembro, será apresentada uma instalação de cartazes ao longo do antigo curso do Muro, no centro da cidade de Berlim.
Veja o vídeo da Visit Berlin que assinala os 35 anos da queda do Muro de Berlim:
Exposições, workshops, debates e visitas guiadas, designadamente no recente Humboldt Forum (abriu em 2020) - além das mostras que decorrem no Memorial do Muro, no Museu Stasi, antiga prisão, e no Tränenpalast, ou Palácio das Lágrimas.
A East Side Gallery, a mais longa galeria ao ar livre do mundo, celebrará o seu 35º aniversário em 2025.
Mais informação sobre os 35 anos da queda do Muro de Berlim aqui.
200 anos da Ilha dos Museus de Berlim
2025 será um ano repleto de eventos em Berlim. A capital alemã celebrará o 200º aniversário da mundialmente famosa Ilha dos Museus, no coração da cidade, que teve início com a construção do Museu Antigo em 1825.
A Ilha dos Museus é Património Mundial da UNESCO e inclui um total de cinco museus, como o Novo Museu (Neues Museum) e a Antiga Galeria Nacional.
Diretamente na Ilha dos Museus, por baixo da Catedral de Berlim, o maior e mais importante cemitério dinástico da Alemanha reabrirá, no outono de 2025.
No início do verão de 2025, o Lustschloss, na Ilha dos Pavões, será oficialmente reaberto. O tema “As ilhas de Berlim” será um fio condutor na promoção da cidade durante o próximo ano.
Destaques artísticos de Berlim 2025
Os destaques artísticos incluem duas importantes exposições de Kandinsky em Berlim e Potsdam: de 27 de fevereiro a 15 de junho de 2025, o Kupferstichkabinett de Berlim exibirá aguarelas, desenhos e gravuras criados pela rede de artistas Blauer Reiter.
De 27 de fevereiro a 10 de maio de 2025, o Museu Barberini em Potsdam acolherá a exposição “Cosmos Kandinsky. Geometric abstraction in the 20th Century”. Mais de 100 obras de artistas mundialmente famosos ilustram a forma como o trabalho de Kandinsky influenciou o desenvolvimento de uma nova linguagem visual. Dez obras de Wassilij Kandinsky também fazem parte da exposição, todas elas empréstimos grandes instituições, incluindo o Museu Guggenheim de Nova Iorque.
O 50º aniversário da Berlinische Galerie é dedicado a Raoul Hausmann, protagonista do movimento Dada no século XX. Por ocasião do 25º aniversário, também se podem apreciar fotografias na célebre C/O Berlin. Desde 14 de setembro, apresenta os acontecimentos turbulentos dos anos pós-reunificação na capital alemã na exposição fotográfica “Dream on - Berlin, the 90s”.
Outros grandes eventos incluem a 75th Berlinale, o Festival Internacional de Cinema, de 13 a 23 de fevereiro de 2025, o Carnaval das Culturas, de 6 a 9 de junho, e o Christopher Street Day, a 26 de julho de 2025.
Os eventos mais importantes em Berlim podem ser consultados em Berlin 2025 – the main events.
Oferta gastronómica cada vez mais reputada
Berlim conta hoje com 21 restaurantes com um total de 28 estrelas Michelin.
O mais recente, com uma estrela, é o Hallmann & Klee.
Já o Rutz é o único com três estrelas e uma estrela Michelin Verde, que destaca as práticas sustentáveis. O Nobelhart & Schmutzig também foi agraciado com a classificação Verde e é um dos 50 melhores restaurantes do mundo (43º lugar).
O restaurante Tim Raue consta igualmente nessa lista (30º posição) e o chefe protagonizará uma grande novidade de 2025: abertura de um novo espaço, Sphere, na alta Torre de TV de Berlim.
O primeiro restaurante vegan zero waste do mundo também fica na cidade, é o Frea. E, para uma experiência fine dining especial, o destino é o Lovis, a funcionar numa antiga prisão feminina.
Comentários