Foto: Instagram/lithuania_real_is_beautiful
Este Natal, a Lithuania Travel está a promover a campanha "Lituânia. Onde a magia de Natal é magia real" através de uma série de pequenos vídeos. Os vídeos mostram como os viajantes podem tornar a sua visita à Lituânia mais encantadora e como podem participar nos rituais tradicionais de Natal.
Por lá, dizem que quem fizer os rituais na Lituânia, independentemente da cultura, poderá beneficiar de poderes aprimorados. Enquanto não visita o país, pode experimentar fazer alguns dos rituais em casa.
Deixamos alguns dos rituais lituanos mais estranhos e fáceis de fazer em casa.
Rituais do amor:
1. Durante a véspera de Natal, os lituanos tomam banho em banheiras de água morna. As mulheres evitam secar o rosto antes de dormir, pois, reza a lenda, que o seu verdadeiro amor irá visitá-las enquanto sonham e que irá enxugar a água. Para fortalecer o ritual, algumas mulheres deixam um prato com a água do banho, toalha ou sabonete.
2. O feitiço do sal implica que as mulheres comam um arenque salgado, que não tenha ficado de molho (incluindo a cabeça), antes de irem dormir para que os seus sonhos sejam intensificados. Outros comem kūčiukai salgados, biscoitos tradicionais do Natal da Lituânia, deixando os restos sob o travesseiro. Diz-se que o verdadeiro amor virá oferecer-lhes uma bebida durante o sono.
3. Para prever se o próximo ano vai trazer um novo relacionamento, os lituanos contam uma quantidade aleatória de qualquer objeto, por exemplo, kūčiukai, conforme mencionado acima. Se for um número par, o amor pode ser esperado, já um número ímpar supõe que não terá uma relação num futuro próximo.
Rituais para o futuro:
1. O ritual da cera envolve pingar cera derretida de uma colher ou diretamente da vela num balde de água. As figuras que se formaram com a cera são analisadas à procura de pistas para o futuro, sinais do que está para vir. Às vezes, as sombras projetadas das figuras à medida que são expostas a uma luz têm um propósito semelhante.
2. Outra tradição é tirar um pedaço de palha de debaixo da mesa após a ceia de Natal. Diz-se que o comprimento da palha prediz a duração da vida de uma pessoa, enquanto que para outras, especialmente para as mulheres, prediz a produção do linho plantado para a colheita que se aproxima.
3. Para atrair sorte para o próximo ano, os lituanos fazem oferendas a Kalėda - a personificação do ancestral que vem do submundo, que vem visitar os vivos no Natal com os votos de boa sorte dos que partiram. Deixar ofertas, como alimentos ou presentes, é visto como necessário para que as intenções se manifestem.
Comentários