Para ajudar os viajantes a visitarem locais dignos de um filme cinematográfico, a Lithuania Travel, a agência nacional de desenvolvimento do turismo, lançou um vídeo promocional onde incentiva os futuros visitantes do país a viver a experiência como se de filme se tratasse. A ideia é que os viajantes sintam-se heróis nos seus próprios filmes de aventura e que descubram as maravilhas naturais do país e os contrastes urbanos que fazem lembrar cenários de fimes de diferentes géneros.

Modernidade entrelaçada com tradições numa dramática cena urbana

Vilnius, a capital, encarna a confluência dos contrastes lituanos. A Cidade Velha, reconhecida como património da UNESCO, tem ruas que se espalham em vielas estreitas entre edifícios de estilo gótico, barroco, renascentista e clássico. Velhos segredos espreitam em cantos escondidos, lembrando o Grão-Ducado da Lituânia, enquanto os telhados vermelhos revelam vistas abertas para muitas das igrejas da cidade. A vida cosmopolita também flui pela cidade, manifestando-se na animada cena gourmet, vida noturna incessante e na arte de rua vibrante. Por exemplo, o distrito de Užupis incorpora o espírito boémio da cidade e tem estátuas, murais e instalações de arte ao seu redor. Ampliando os contrastes culturais lituanos, Kaunas, a segunda maior cidade e uma antiga capital temporária, leva o país a desejar fundir o moderno com o tradicional. Como a Capital Europeia da Cultura 2022 e um testemunho dos estilos modernista e Art Déco, a cidade recebe os visitantes com muitas atividades artísticas, educacionais e culturais – exposições de Yoko Ono, Marina Abramovič, William Kentridge, festivais e apresentações. No entanto, os visitantes podem deixar a agitação da cidade e ter um contacto único com a história lituana na vila de Rumšiškės, localizada a apenas 30 quilómetros de Kaunas. O museu etnográfico ao ar livre mostra os edifícios de todas as regiões da Lituânia, que datam dos séculos 18 a 20. Um mercado pavimentado de pedra, casas de artesãos e comerciantes dão lugar à casa de um nobre na Manor House Aristavėlė, que foi mencionada pela primeira vez pelos cruzados já no século XIV.

Escapadela romântica para praias remotas e lagos florestais verdejantes

A Lituânia oferece oportunidades para ficar em lugares de cortar a respiração. O litoral do Báltico lituano oferece ar fresco rejuvenescedor, mar agitado e refúgios remotos para uma escapadela romântica. Vistas de tirar o fôlego coroam as vastas praias solitárias de Curonian Spit, uma península listada pela UNESCO que tem uma natureza estritamente protegida e fica a um rápido passeio de ferryboat de Klaipėda, a cidade portuária despreocupada. Um dos lugares mais encantadores é Parnidis Dune em Nida. Elevando-se a 52 m, é uma das dunas mais altas da Europa, revelando praias de areia sem fim que se misturam com perfumados pinhais. Os lagos do país contrastam fortemente com o litoral. Os visitantes que desejam cercar-se de florestas de pinheiros verdes e águas cristalinas podem encontrar um local tranquilo num dos 279 lagos do distrito de Molėtai. A mais longa, Asveja, estende-se por mais de 21 quilómetros e mergulha a 50 metros de profundidade. Por outro lado, aqueles que desejam um tempo de lazer mais acelerado podem considerar visitar Zarasai Lake District. Mais de 300 lagos claros possuem piscinas ao ar livre, trampolins de mergulho, parques aquáticos, catamarãs e barcos transparentes para um vislumbre de uma vida subaquática exuberante. Ao mesmo tempo, Vilnius tem várias praias carismáticas a um passo da vida agitada da cidade - ideal para um mergulho rápido antes de continuar a passear pelas ruas de paralelepípedos. Lugares de contos de fadas pintados por objetos sagrados Os viajantes aventureiros podem ficar tentados a visitar o Castelo da Ilha de Trakai - uma charmosa cidade medieval perto de Vilnius. Não só oferece a hipótese de percorrer as antigas ruas cercadas por águas, mas também de se encontrar no local preferido dos cineastas: o Castelo foi escolhido para o filme Dungeons and Dragons: Wrath of the Dragon God, de 2005, e o recente filme norueguês adaptação de Três Desejos para Cinderela. Os visitantes podem aproveitar todo o efeito de conto de fadas da ilha através de passeio de barco, caiaque ou uma canoa ao redor dela. Mas as emoções cinematográficas não precisam terminar por aí, pois Klaipėda é o lar de um navio digno de um filme com tema de pirata. Meridianas é um veleiro e restaurante ancorado no centro da cidade. Os antigos assentamentos de pescadores e uma marina moderna de uma aldeia vizinha de Dreverna também reforçam a ilusão de uma reconstituição histórica nos tempos modernos.

Ao contrário das atrações cinematográficas do litoral, a Colina das Cruzes, aninhada entre os extensos campos do distrito de Šiauliai, na parte norte do país, abriga milhares de cruzes. Embora seja um local fantasmagórico à primeira vista, a colina testemunha a perseverança e a força do lituano. Agora, visitantes de todo o mundo podem deixar uma cruz na colina com as suas orações e desejos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.