A Polónia é um dos melhores destinos na Europa para quem procura um misto de história, cultura e gastronomia. As suas duas maiores cidades, Cracóvia e Varsóvia, oferecem centros históricos que parecem saídos de um conto de fadas, vários museus repletos de vestígios de uma história rica e fascinante, e inúmeros restaurantes onde poderá provar iguarias gastronómica absolutamente deliciosas.

Veja abaixo algumas dicas úteis que o poderão ajudar a planear a sua visita a este país surpreendente.


 Moeda Local

A Polónia é um dos países europeus que não aderiram ao Euro. A moeda continua a ser o Zloty. Veja a taxa de câmbio aqui.

Os melhores sítios para trocar dinheiro são os bancos ou os Kantor (lojas de câmbio localizadas em hotéis e pontos estratégicos nas cidades/localidades). Por regra, o aeroporto nunca é um bom sítio para trocar dinheiro já que apresenta taxas de câmbio menos atrativas.

Comida

A comida polaca assenta largamente em vegetais como a beterraba e os pepinos, tubérculos (batatas), cogumelos e muita carne. Os pastéis Pierogi, com vários recheios diferentes como cogumelos, queijo, carne ou uma combinação de batatas e queijo (Pierogi russos), são uma das grandes especialidades gastronómicas do país. Podem ser servidos cozidos ou fritos.

Alguns pratos típicos:

- Pierogi (Pastéis Recheados)

- Rosół (Sopa de Galinha)

- Gołąbki (Rolo de Couve)

- Polskie naleśniki (Panquecas Polacas)

- Goulash polaco

Varsóvia
Uma seleção de Pierogi créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Costumes e tradições

  • Na Polónia é costume darem-se 3 beijinhos quando se comprimenta alguém, em vez de 2 como em Portugal.
  • Temas relacionados com a II Guerra Mundial, a Rússia ou o comunismo devem ser abordados com cuidado por serem temas ainda sensíveis na sociedade polaca.
  • Atravessar uma estrada fora da passadeira ou com o sinal vermelho para peões resulta numa multa quase certa.
  • Não é permitido beber bebidas alcoólicas na rua.
  • Retirar os sapatos quando se é convidado para a casa de alguém é algo esperado.
  • Para se dirigir a alguém de forma respeitosa deverá usar “Pan” (para homens) ou “Pani” (para mulheres) seguidos do apelido da pessoa.

Principais palavras e expressões em polaco

  • Bom dia/Boa tarde: Dzień dobry (djane dobri)
  • Boa noite: Dobry wieczór (dobri vietchur)
  • Obrigado: Dziękuję (djen kuién)
  • Saúde (brinde): Na zdrowie! (na zdrovié)
  • Adeus: Do widzenia (so vidzénia)
  • OK: Dobra (dóbra)

Transportes públicos

A rede de transportes públicos na Polónia é extremamente eficiente e bem organizada, distribuindo-se por autocarros, elétricos e metro, dependendo da cidade ou localidade. Os bilhetes podem ser comprados dentro dos transportes ou em máquinas normalmente localizadas ao lado de paragens, por valores tão baixos como 3 zloty por um bilhete para 20 minutos (cerca de €0,70).

A tarifa base dos táxis ronda os 6 zloty a que acresce 2,20 zloty por quilómetro. É importante ter alguma atenção de forma a evitar os táxis não-oficiais que não se regem por tarifas definidas oficialmente (distinguem-se por só terem um pequeno sinal de táxi no tejadilho).

Varsóvia Polónia
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Quando ir à Polónia

O clima na Polónia pode ser de extremos, ou muito quente ou muito frio, por isso é sempre melhor viajar nas estações intermédias como a primavera e o outono. Para além de temperaturas mais amenas, conseguem-se também preços mais baixos a nível geral e uma menor concentração de turistas.

Voos para a Polónia

A TAP tem voos diretos de Lisboa para Varsóvia. Do Porto poderá viajar diretamente com a Wizz Air e de Faro com a Ryanair.

Para Cracóvia, a partir de Lisboa e Porto existem voos diretos pela Ryanair. De Faro não existem voos diretos.

Pesquisar voos para a Polónia


Links úteis

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.