A Polónia, um país ainda algo fora da habitual rota turística pela Europa, é um destino que tem tudo para se tornar um dos principais destinos para viajantes que procuram história, cultura, gastronomia e entretenimento. Quer em Varsóvia, a capital, quer em Cracóvia, a segunda maior cidade, é garantido que sairá deste país com a certeza de ter escolhido bem o seu destino. Veja abaixo o porquê.


A sua gastronomia é variada e absolutamente deliciosa

6 Factos sobre a Polonia
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Com influências de vários países e culturas diferentes, a gastronomia polaca é rica e deliciosa. O uso dos cereais manifesta-se através do elevado consumo de pão e dos tradicionais dumplings que dão pelo nome de Pierogi (pastéis de massa cozida com vários recheios diferentes), sendo bastante frequente o uso de outros produtos agrícolas como beterrabas, cogumelos, batatas ou pepinos. A carne é dominante na gastronomia polaca, em especial a de porco, a de ganso na altura do Natal, e o famoso bife tártaro que se encontra em praticamente todos os menus de restaurantes. As sobremesas são algo absolutamente obrigatório com uma variedade incrível de bolos e doces de várias espécies e feitios. Prepare-se para dar por si a repetir com frequência “não consigo comer mais nada...”.

A sua História vai muito além dos acontecimentos da II Guerra Mundial

Declarada oficialmente como Reino em 1025, a História da Polónia foi fortemente influenciada pela sua posição geográfica que a coloca no centro de várias culturas diferentes. Quer em Varsóvia, quer em Cracóvia, encontram-se por todo o lado vestígios de um passado extremamente rico quer a nível cultural, quer a nível arquitetónico. Foi neste país também que nasceram algumas das maiores personalidades do mundo da cultura e ciência como o famoso compositor Frederic Chopin, a cientista Marie Curie ou o astrónomo e matemático Nicolau Corpernicus.

Tem na vodka a sua bebida oficial e na cerveja uma obsessão

6 Factos sobre a Polonia
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Prepare-se para mudar a sua opinião em relação à vodka. Esta bebida de elevado teor alcoólico é a bebida oficial da Polónia e o que não faltam lá são inúmeras marcas com diferentes sabores. Numa saída à noite é quase impossível não dar por si a beber um shot de vodka, quer simples, quer misturado com sumos ou especiarias. A cerveja é, a par da vodka, uma das bebidas mais consumidas no país. Para além das tradicionais marcas Žywiec, Tyskie e Okocim, a Polónia tem vindo a apostar bastante ultimamente nas cervejas artesanais.

O tempo não é sempre ártico

A primeira ideia que surge quando se pensa no clima da Polónia é frequentemente de que é feito de temperaturas a nível ártico. Isso pode ter alguma dose de verdade no Inverno, quando as temperaturas podem baixar até aos -20ºC mas não no Verão, altura em que podem atingir máximas de 30º a 35ºC.

Tem regras e são para serem cumpridas

A Polónia tem algumas regras/leis que é importante ter em conta quando a visitamos. De uma forma geral, beber em locais públicos na Polónia não é permitido. Existem algumas exceções, criadas por cada cidade, que o permitem em alguns locais específicos mesmo sendo públicos, mas pelo sim pelo não é melhor não facilitar limitando o seu consumo aos espaços criados para o efeito. Praguejar em público também é proibido, apesar de esta lei se aplicar em particular à língua polaca. Tenha isto em conta caso se aventure a dizer as suas primeiras palavras em polaco. E não se esqueça de atravessar sempre nas passadeiras, respeitando os semáforos. Apesar de esta lei também existir em Portugal, na Polónia é efetivamente levada a sério, implicando uma multa caso seja infringida.

Evite dizer a um polaco que a Polónia é um país da Europa do Leste

6 Factos sobre a Polonia

Se o fizer, é certo que será rápida e rigidamente corrigido por qualquer polaco que o lembrará que a Polónia é um país da Europa Central. A necessidade de se afastarem por completo de qualquer associação ao regime soviético é uma das causas para esta veemente afirmação.


Links Úteis

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.